Meditação ajuda a controlar insônia em mulheres que usam medicamentos para dormir

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/02/2015 às 12:00
meditação_destaque FOTO:

Ensinamentos de técnicas de meditação levam a um sono tranquilo (Imagem: Free Images) Ensinamentos de técnicas de meditação levam a um sono tranquilo (Imagem: Free Images)

Um estudo inédito realizado pelos departamentos de Psicobiologia e de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com mulheres que usam medicamentos controlados para dormir revelou que a prática de meditação mindfulness (atenção plena) tem efeitos positivos no combate à insônia.

Participaram deste estudo 16 mulheres com histórico de uso prolongado de medicamentos para dormir. Metade do grupo realizou encontros semanais de ensinamentos de técnicas de meditação, enquanto a outra metade participou apenas de palestras e rodas de conversa sobre o uso de tranquilizantes.

Após dois meses, 75% das mulheres que passaram pelas técnicas de meditação conseguiram parar completamente o uso de medicação. As outras 25% reduziram o uso de remédios para 25% do que utilizavam ao início do estudo. Já no outro grupo que não utilizou a técnica de meditação, apenas 25% das mulheres deixaram de usar remédios para dormir.

"Todas as medidas de bem-estar, estresse, sono, qualidade de vida, ansiedade e satisfação sexual das mulheres do grupo de meditação se mantiveram estáveis, com uma tendência à melhora, mesmo passando pelo processo de retirada do medicamento, que geralmente leva a um aumento de sintomas negativos", explica a psicóloga Víviam Vargas de Barros, que está à frente da pesquisa.