Apneia do sono aumenta em até três vezes o risco de hipertensão arterial

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/02/2015 às 6:00
sono_destaque FOTO:

Sonolência durante todo o dia pode ser sinal de apneia do sono naquelas pessoas que acreditam terem dormindo bem a noite inteira  (Foto: Free Images) Sonolência durante todo o dia pode ser sinal de apneia do sono naquelas pessoas que acreditam terem dormindo bem a noite inteira (Foto: Free Images)

Sonolência praticamente durante todo o dia e sensação de exaustão podem ser sinais de apneia do sono naquelas pessoas que acreditam terem dormindo bem a noite inteira. A odontóloga Renata Grinfeld informa que apneia é a parada respiratória durante o sono e tem como principal sintoma o ronco. Ela alerta que se trata de uma condição que merece atenção porque, entre outras coisas, aumenta em até três vezes o risco de hipertensão arterial (em comparação a pessoas sem apneia) e ainda pode ocasionar outros problemas cardíacos e até neurológicos.

A boa notícia é que a apneia tem tratamento, que pode ser bem simples. Entre as opções terapêuticas, está o aparelho intraoral, indicado para quem ronca e tem apneia de leve a moderada. A odontóloga explica que ele é similar a uma peça ortodôntica, mas favorece a abertura maior das vias respiratórias ao posicionar a mandíbula alguns milímetros para a frente. Há pacientes que já relatam melhora logo na primeira noite, mas a maioria dos usuários sente benefícios a partir do terceiro mês de uso do aparelho.

Vários pacientes, segundo Renata, estão substituindo o pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP, na sigla em inglês), equipamento como um respirador com máscara e insuflação de oxigênio, pelo aparelho intraoral. "É uma peça que oferece praticidade pelo fácil manuseio", diz. Outros usuários fazem as duas opções: mantêm o equipamento em casa e levam o aparelhinho em viagens, pois o CPAP não é de fácil transporte.

SAIBA MAIS - Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 30% da população brasileira roncam, uma condição que causa problemas, inclusive de relacionamento. Há relatos de casais que dormem em quartos separados, pois o ronco de um dos parceiros prejudica o sono do outro. Roncar pode ser considerado normal apenas se for algo esporádico, como dormir de barriga para cima ou sob efeito de álcool ou remédios indutores de sono. Pacientes que têm problemas nasais, como rinite, sinusite ou desvio de septo também tendem a roncador, assim como aqueles acima do peso.