Todas as Regiões de Saúde de Pernambuco contam com oferta da mamografia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/02/2015 às 6:00
mamografia_ FOTO:

Em 2010, eram apenas 122 mamógrafos no Estado. Hoje são 201 (Foto: Guga Matos/JC Imagem) Em 2010, eram apenas 122 mamógrafos no Estado. Hoje são 201 (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

Várias entidades médicas e pacientes voltam a atenção hoje (5/2) para o Dia Nacional da Mamografia, que tem como objetivo sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, que acometeu 2.450 pernambucanas em 2104. Nos últimos dois anos, a oferta de mamografias foi universalizada em Pernambuco. Ou seja, todas as Regiões de Saúde contam com oferta do procedimento.

Além disso, há um constante investimento do Governo do Estado, em parceria com os municípios e o Ministério da Saúde, na abertura de novos serviços, de acordo com a necessidade e viabilidade da implantação. Em 2010, eram apenas 122 mamógrafos no Estado. Hoje são 201. Ainda assim, em Pernambuco, em 2014, foram realizadas cerca de 227 mil mamografias pelo Sistema Único de Saúde – 13% a menos em relação ao número de procedimentos desse tipo realizados em 2013.

A mamografia é importante porque permite a detecção precoce do câncer: é capaz de mostrar lesões, em fase ainda inicial - ou seja, muito pequenas (milímetros). Nos últimos dois anos, a oferta de mamografias foi universalizada em Pernambuco. Ou seja, todas as Regiões de Saúde contam com oferta do serviço. Além disso, há um constante investimento do Governo do Estado, em parceria com os municípios e o Ministério da Saúde, na abertura de novos serviços, de acordo com a necessidade e viabilidade da implantação. Em 2010, eram apenas 122 mamógrafos no Estado. Hoje são 201.

O oncologista Rossano Araújo, da Oncoclínica, ressalta que apenas ter mamógrafos disponíveis não garante necessariamente a redução da mortalidade por câncer de mama. O especialista explica que deve ser garantida a qualidade do exame realizado.

Um rastreamento malfeito, segundo o médico, dá a falsa sensação de segurança à paciente e ao sistema de saúde. Para Rossano, um resultado anormal no exame deve ser seguido de investigação imediata com a inclusão de exames adicionais.

Vale frisar que o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia, através da Portaria nº 931 de 26 de março de 2012. O programa é de abrangência nacional e serve para todos os serviços de imagem das redes pública e privada.