Campanha reforça importância do acesso igualitário ao tratamento do câncer de mama

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/02/2015 às 6:00
câncerdemama_destaque FOTO:

Femama luta para que tratamentos modernos para o câncer de mama avançado estejam disponíveis gratuitamente para as pacientes Femama luta para que tratamentos modernos para o câncer de mama avançado estejam disponíveis gratuitamente para as pacientes

Neste Dia Mundial do Câncer (4/2), a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) alerta para o principal tipo de câncer que acomete as mulheres brasileiras. Em alusão à data, a entidade reforça a importância do acesso igualitário ao tratamento do câncer de mama avançado.

Hoje a Femama abraça uma ação chamada Lobby Day. Através dela, membros da entidade encaminham, via instituições associadas, um ofício aos secretários de saúde estaduais e municipais de suas respectivas localidades. O documento tem como objetivo sensibilizar e aumentar o engajamento por parte do poder público para as principais questões que envolvem a criação de políticas relacionadas à doença.

Presente em 58 cidades de 17 Estados em todas as regiões do País, a Femama presta serviço ao público através da campanha nacional de conscientização Para todas as Marias, que tem como objetivo garantir o direito igualitário ao tratamento para o câncer de mama avançado no Brasil.

O site www.paratodasasmarias.com.br reúne informações sobre os direitos da paciente com câncer de mama avançado, vídeos com depoimentos e um geolocalizador com a indicação de instituições filantrópicas de apoio a mulheres com a doença em todo o País.

Outra iniciativa importante foi a criação de uma petição online. O objetivo da ferramenta, que já conta com mais de 3 mil assinaturas, é convidar a população a participar da mobilização pelo tratamento igualitário do câncer de mama avançado, através de inclusão de novos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).