Delícias saudáveis para quem convive com doença celíaca e intolerância à lactose

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/02/2015 às 6:00
brownie_destaque FOTO:

Um dos símbolos da culinária pernambucana, o bolo de rolo ganhou uma versão sem glúten e lactose (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem) Um dos símbolos da culinária pernambucana, o bolo de rolo ganhou uma versão sem glúten e lactose (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem)

Muitas pessoas convivem com distúrbios gastrointestinais crônicos decorrentes do consumo de glúten, uma proteína encontrada em alimentos (pães, massas e cereais) que fazem parte da alimentação de muita gente. Para esse público, uma alternativa é seguir um cardápio livre dessa proteína. Com o intuito de oferecer produtos diferenciados a essas pessoas, a empresa pernambucana Zero Glúten montou um cardápio de delícias produzidas sem a proteína. A empresa também tem delícias para quem tem intolerância à lactose – uma rejeição do organismo ao leite e seus derivados.

Pães, discos para pizza, bolo de rolo e de noiva, brownie, bolachas e salgadinhos de queijo fazem parte do cardápio da Zero Glúten. A vontade de oferecer opções totalmente sem glúten nasceu depois que as microempresárias Sheila Coelho, Fátima Cruz e Silvana Tavares passaram pela Faculdade de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

"Fátima não pode consumir glúten e sempre teve dificuldade de encontrar no mercado produtos isentos da proteína com o mesmo sabor dos tradicionais. Começamos, então, a estudar várias receitas sob aprovação dela", conta Sheila. "Foram vários testes até desenvolvermos produtos diferenciados que se aproximassem ao máximo do que estamos acostumados hoje", complementa.

O bolo de castanha também está no cardápio da Zero Glúten (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem) O bolo de castanha também está no cardápio da Zero Glúten (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem)

A Zero Glúten não vende diretamente para o consumidor, mas os produtos podem ser encontrados em várias lojas da Região Metropolitana do Recife, como a Canto Grão (bairros de Boa Viagem e Parnamirim), Com Pão Delicatessen (Aflitos), Engenho Casa Forte (Casa Forte), Mundo Verde (Shoppings Recife, Plaza e RioMar) e Deli Café (Piedade). Os produtos também estão no Sertão de Pernambuco: na loja Parada Natural, em Araripina, e na Maria Magrela, em Salgueiro. Mais informações:  81 9954-0249.