Adote cuidados simples para não adoecer na folia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/02/2015 às 15:02
coco-235 FOTO:

Água de coco Tomar bastante água de coco ajuda o folião a se manter saudável nos dias de festa (Foto: Free Images)

Carnaval, tempo de muita alegria para os amantes da folia de Momo. Mas para a alegria durar até o fim dos dias de festa, o ideal é ter cuidados com a alimentação. Se a recomendação diária é a ingestão de 2 litros de água para um adulto, a quantidade passa para 3,5 litros nesta época do ano.

No quesito refeição, a melhor opção é escolher um cardápio rico em vitaminas, carboidratos e proteínas, como frutas, inhame, queijo e sanduíches naturais. Para garantir a hidratação, a recomendação da nutricionista Sylvia Lobo, da Prodieta, é combinar sucos de frutas com água de coco, um isotônico natural por ser rico em minerais. "Pode-se misturar a água de coco com suco de laranja e limão, que tem muita vitamina C, ou com suco de couve flor, que tem ferro", sugere.

Outro alerta importante é sobre a origem dos alimentos. O ideal é que o folião se alimente antes de sair de casa para evitar hipoglicemia. Se o tempo apertado não deixar, prestar bastante atenção nos locais onde irá comer. "O folião deve evitar comer em locais que vendem comidas com procedência desconhecida", frisa Sylvia.

Se exagerou demais na festa, principalmente na bebida alcoólica, a dica é optar por uma dieta rica em líquido no dia seguinte. "É o que chamamos da lei da compensação. É importante evitar pães e massas, como também comida com muito sal e gordura. O refresco de melancia é ótimo para hidratar", acrescenta a nutricionista.

Confira algumas dicas:

- Receita de refresco de melancia:

Para cada 100 gramas de melancia (uma fatia média), adicionar dois copos de 200ml de água e bater no liquidificador.

- Receita de sanduíche de peito de peru light com ricota:

Ingredientes:

2 fatias de pão de forma integral

1 colher (sopa) de maionese light

4 rodelas de tomate

4 folhas de alface

4 folhas de rúcula

3 fatias de peito de peru light

4 fatias de ricota

8 fatias finas de cenoura

Modo de preparo:

Passe a maionese no pão e recheie com os outros ingredientes.