Inca lança campanha para incentivar a população a fazer escolhas saudáveis

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/01/2015 às 17:48

Campanha chama a atenção sobre a importância de adotarmos hábitos saudáveis Campanha chama a atenção sobre a importância de adotarmos hábitos saudáveis

O escritor e filósofo francês Albert Camus (1913-1960) já dizia que a vida é a soma de todas as nossas escolhas. A frase célebre está em sintonia com a campanha do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) para marcar o Dia Mundial do Câncer (4/2). A iniciativa deste ano tem como mote "Qualidade de vida ao nosso alcance: escolhas saudáveis para prevenir o câncer".

A campanha orienta sobre a importância de optarmos por alimentos naturais, em vez dos industrializados. Ainda alerta sobre a necessidade de deixar de lado o tabagismo, limitar o consumo de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas regularmente, evitar a exposição excessiva ao sol. Trata-se de escolhas que estão ao alcance de todos e podem contribuir para o controle da doença.

Instituído em 2005 pela UICC, o Dia Mundial do Câncer conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e promove o aumento da consciência e educação sobre o câncer, além de estimular a mobilização pelo controle da doença. Em 2014, foram desvendados os mitos sobre o câncer, a partir da divulgação de conhecimento sobre a doença e de um alerta contra as falsas ideias em relação aos tumores.