ONU elogia manifestação do CFM sobre combate ao ebola

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/01/2015 às 12:10
ebola FOTO:

Já foram registradas quase 6 mil mortes por ebola (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Organização das Nações Unidas (ONU) encaminhou elogios direcionados ao Conselho Federal de Medicina (CFM) devido à proposta da autarquia contrária à criação de barreiras contra a posição de indivíduos, grupos ou governos que pedem o fechamento das fronteiras do continente africano por conta do vírus ebola. O documento aprovado pelo Plenário do CFM, em outubro, e enviado a autoridades internacionais e brasileiras, também pede a vigilância sanitária necessária ao controle da epidemia.

Em carta, recebida em 8 de janeiro, o secretário geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki-Moon, diz estar completamente de acordo com as teses defendidas no documento aprovado pelo CFM e ressalta ainda a necessidade de conter o avanço do ebola sem incitar o pânico e desrespeitar os direitos humanos.

Assim como o CFM defendeu em sua moção, Ban Ki-Moon ressaltou que a ONU também é contra medidas discriminatórias, como proibição de viagens, suspensão de vistos e fechamento de fronteiras, além de quarentenas obrigatórias para aqueles que retornam de áreas afetadas.

“Os profissionais de saúde que trabalham na região são pessoas excepcionais que colocam suas próprias vidas em riscos para salvar outras. Quando retornam para seus países devem ser apoiados e não estigmatizados”, diz o sul-coreano.

Para o presidente do CFM, Carlos Vital, a mensagem da ONU é um importante reconhecimento do trabalho da autarquia federal. “Os comentários do secretário geral demonstram que os médicos brasileiros estão afinados com a visão internacional sobre o tema. Queremos estreitar a relação com a ONU para o desenvolvimento de projetos que ajudem a saúde mundial”, enfatiza.

Na moção divulgada em outubro, o CFM manifesta apoio ao empenho das autoridades, empresas e cidadãos no combate da epidemia causada pelo vírus ebola, que afeta áreas do continente africano, através do envio de insumos, profissionais e recursos humanos. O CFM também declara apoio ao desenvolvimento de vacinas e medicamentos de combate e prevenção ao vírus, em condições de produção em larga escala e para distribuição gratuita entre os pacientes.

O CFM ainda defende que autoridades brasileiras e internacionais implementem amplas campanhas sobre a doença, a fim de estimular hábitos preventivos, com indicação de formas e locais de tratamento. Para o CFM, também é importante esclarecer sobre formas de contágio, o que ajuda a evitar o avanço do estigma e do preconceito.

As últimas estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicaram que mais de 16 mil pessoas foram infectadas e quase 6 mil morreram. Esses números fazem as autoridades considerar a situação como o pior surto de ebola da humanidade.