Azeite extravirgem é capaz de auxiliar no controle do colesterol

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/01/2015 às 9:00
Azeite possui propriedades benéficas à saúde (Foto: Free Images)
Azeite possui propriedades benéficas à saúde (Foto: Free Images) FOTO: Azeite possui propriedades benéficas à saúde (Foto: Free Images)

Azeite possui propriedades benéficas à saúde (Foto: Free Images) Azeite possui propriedades benéficas à saúde (Foto: Free Images)

O azeite extravirgem tem se tornado um ingrediente curinga na cozinha. Além do sabor especial, ele também possui propriedades benéficas à saúde. Com o intuito de levar informações sobre os benefícios do uso diário do produto, a marca Andorinha e a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) firmaram uma parceria. Segundo o médico Carlos Alberto Nogueira de Almeida, da entidade, o azeite pode auxilia no controle das taxas de colesterol e no combate a doenças cardiovasculares e radicais livres. Saiba mais:

SUBSTITUINDO GORDURAS – Os lipídeos são ingredientes fundamentais para a culinária porque conferem mais sabor aos pratos. Por muitos anos, o lipídeo mais usado foi a gordura animal, devido ao seu sabor e à capacidade de se solidificar em temperatura ambiente, o que lhe confere propriedades culinárias relevantes. Entretanto, recentemente, a gordura animal tem sido restrita devido ao fato de ser composta basicamente de ácidos graxos saturados, prejudiciais à saúde. Por esse motivo, cresceu o uso dos lipídeos vegetais, os chamados óleos, que possuem menor teor de ácidos graxos saturados e teores variáveis de ácidos graxos mono e poli-insaturados. Quando usados em preparações que exigem aquecimento, esses óleos podem sofrer modificações em sua composição. Entre eles, destaca-se o azeite de oliva, pois além de ser um óleo vegetal e, portanto, mais saudável que as gorduras de origem animal, apresenta ainda propriedades que o diferenciam dos demais. Além de não ser processado, o óleo obtido das azeitonas tem maior poder na manutenção de suas propriedades e não se desintegra facilmente. “Mesmo quando usado a quente, trata-se do óleo que apresenta maior estabilidade no processo oxidativo, pois mantém rica sua composição de ácido oleico e contribui para redução do colesterol ruim, o LDL, sem afetar o bom , o HDL”, diz Carlos Alberto.

PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES – O médico reforça que o azeite é o lipídeo de uso doméstico com maior estabilidade e menor perda de propriedades antioxidantes, quando aquecido, e recomenda que o alimento não seja exposto a temperaturas excessivas, sobretudo por longos períodos. "Usado corretamente, o azeite de oliva pode fazer a diferença para manter uma alimentação de qualidade", diz Carlos Alberto.

COMBATE A DOENÇAS CARDIOVASCULARES - De acordo com o especialista, o azeite contribui ainda para o controle da pressão arterial, melhora a função da parede interna dos vasos sanguíneos, prevene a hipertensão arterial e a formação de placas de aterosclerose. “Além disso, promove um ambiente menos propenso à coagulação, que acontece exatamente no momento em que um infarto se inicia”, frisa Carlos Alberto.