Cerca de 40% dos brasileiros têm alguma doença crônica

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/01/2015 às 9:00
Doenças crônicas não transmissíveis respondem por mais de 70% das mortes no Brasil (Foto: Antonio Cruz/ABr)
Doenças crônicas não transmissíveis respondem por mais de 70% das mortes no Brasil (Foto: Antonio Cruz/ABr) FOTO: Doenças crônicas não transmissíveis respondem por mais de 70% das mortes no Brasil (Foto: Antonio Cruz/ABr)

Doenças crônicas não transmissíveis respondem por mais de 70% das mortes no Brasil (Foto: Antonio Cruz/ABr) Doenças crônicas não transmissíveis respondem por mais de 70% das mortes no Brasil (Foto: Antonio Cruz/ABr)

Da Agência Brasil

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou que 39,3% dos brasileiros adultos, com 18 anos ou mais, foram diagnosticados com pelo menos uma das 11 doenças crônicas não transmissíveis citadas no levantamento (câncer, depressão, colesterol alto, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral - AVC, asma, insuficiência renal, problemas de coluna e problemas osteomoleculares). Juntas, essas doenças respondem por mais de 70% das mortes no País, segundo o instituto.

Os pesquisadores visitaram 80 mil casas em 1,6 mil municípios de todas as regiões, durante o segundo semestre do ano passado, e expandiram os resultados obtidos para o universo de 146,3 milhões de pessoas com 18 anos ou mais de idade, em 2013.

A PNS estimou que o Brasil tem:

- 31,3 milhões de hipertensos

- 27 milhões com problemas na coluna (18,5%)

- 2,2 milhões de pessoas que já sofreram um AVC

- 12,5% da população diagnosticada com colesterol alto

- 6,2% da população com diabetes

- 4,2% da população com alguma doença cardiovascular

No que se refere ao colesterol elevado, a proporção maior foi encontrada nas mulheres adultas (15,1%). Entre os homens, o percentual foi 9,7%, sendo que, para ambos os sexos, a principal recomendação médica para baixar a taxa de colesterol foi ter uma alimentação saudável (93,7% dos casos).

Ainda segundo a pesquisa, a depressão foi confirmada por um profissional de saúde mental em 11,2 milhões de adultos, o que correspondeu a 7,6% de pessoas com 18 anos ou mais. A pesquisa destaca, entretanto, que somente 46,6% delas tiveram assistência médica nos 12 meses anteriores à pesquisa. No que se refere ao câncer, o diagnóstico foi positivo para 1,8% da população adulta (2,7 milhões de pessoas). Entre os homens, a incidência maior é o de próstata (36,9%) e, entre as mulheres, o de mama (39,1%) e o de colo de útero (11,8%). Nos dois sexos, o tipo de câncer mais comum é o de pele (16,2%).

Além disso, a PNS identificou que 24% da população adulta costumavam ingerir bebida alcoólica pelo menos uma vez por semana, sendo que esse hábito é mais frequente entre os homens (36,3%) do que entre as mulheres (13%).