Mais de 30% das mulheres desconhecem relação do HPV com câncer de colo do útero

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/01/2015 às 21:07
Mulheres com vaginismo levam de 5 a 10 anos para procurar ajuda (Foto: Divulgação - Site stock.xchng)
Mulheres com vaginismo levam de 5 a 10 anos para procurar ajuda (Foto: Divulgação - Site stock.xchng) FOTO: Mulheres com vaginismo levam de 5 a 10 anos para procurar ajuda (Foto: Divulgação - Site stock.xchng)

Falta de conhecimento sobre HPV pode causar medo e prejudicar o bem-estar das mulheres com o vírus (Foto: Divulgação - Free Images) Falta de conhecimento sobre HPV pode causar medo e prejudicar o bem-estar das mulheres com o vírus (Foto: Divulgação - Free Images)

Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP) revela que, entre 1.470 mulheres entrevistadas, com idade média de 30 anos, apenas metade delas já tinha ouvido falar no vírus do papiloma humano (HPV). A pesquisa mostrou ainda que apenas 41,6% delas sabiam da transmissão sexual e 33,3% da relação entre o HPV e o câncer de colo uterino.

Diante desse cenário, os pesquisadores defendem o desenvolvimento de ações educativas voltadas para a prevenção da infecção pelo HPV e seu agravamento. Afinal, a maioria das entrevistadas encontra-se na fase reprodutiva, apresenta baixa escolaridade, parceiro fixo e teve iniciação sexual em idade precoce.

“Os dados permitiram concluir que o conhecimento sobre HPV é deficiente. Por isso, é necessário o desenvolvimento de ações educativas voltadas para a prevenção da infecção pelo vírus e suas complicações”, afirma o médico Geraldo Duarte, do departamento de ginecologia e pbstetrícia da FMRP/USP.

O acesso a informações sobre a infecção pelo HPV, a educação da população e dos profissionais de saúde, além do processo de vacinação, são de fundamental importância para o controle da transmissão viral da doença e prevenção do câncer de colo de útero.