Homens idosos estão insatisfeitos com o corpo, diz pesquisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/01/2015 às 20:11
Excesso de peso favorece imagem corporal negativa entre os idosos (Foto: Divulgação)
Excesso de peso favorece imagem corporal negativa entre os idosos (Foto: Divulgação) FOTO: Excesso de peso favorece imagem corporal negativa entre os idosos (Foto: Divulgação)

Excesso de peso favorece imagem corporal negativa entre os idosos (Foto: Divulgação) Excesso de peso favorece imagem corporal negativa entre os idosos (Foto: Divulgação)

Os homens idosos apresentam elevada insatisfação com a imagem corporal (IC) devido ao excesso de peso. Essa é uma das conclusões do estudo da professora de educação física Liliane da Silva Albuquerque, aluna do mestrado em epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).

A pesquisa foi realizada com a população de base do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil), que avaliou 15.105 funcionários públicos de seis instituições, distribuídas pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

O objetivo do trabalho foi analisar a associação entre insatisfação com a IC e variáveis sociodemográficas, hábitos e comportamentos relacionados à saúde, segundo estratificação por sexo e por idade (adultos entre 35 e 59 anos e idosos entre 60 e 75 anos de idade). A orientação da dissertação de mestrado ficou a cargo da pesquisadora Maria de Jesus Mendes da Fonseca.

Apesar de os homens idosos apresentaram prevalência elevada de insatisfação com a sua IC por excesso de peso, as mulheres idosas estão mais acima do peso. Também há prevalência mais alta de insatisfação com a IC por baixo peso entre os idosos quando comparados às idosas.

Para Liliane, o conceito de IC é amplo e envolve processos fisiológicos, psicológicos e sociais. Nem sempre, segundo ela, a figuração do corpo formada na mente do sujeito reflete de fato a figuração real do corpo em questão. Entre os fatores que podem afetar a IC, a aluna cita a internalização de mensagens e imagens expostas pela mídia de uma forma geral.

“O modelo de corpo ideal comumente veiculado é pautado em corpos extremamente magros para as mulheres e fortes e musculosos para os homens. Essa pressão favorece o desenvolvimento de distorções e insatisfação com a IC, o que leva a comportamentos de risco para a saúde como os distúrbios alimentares”, acredita Liliane.