Hospital Agamenon Magalhães recebe certificação de referência do método canguru

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/10/2014 às 11:21

Nesta segunda-feira (3/11), o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife, recebe a certificação de unidade de referência estadual do método canguru. A solenidade, que será realizada às 8h, marca a conclusão do processo de acreditação da unidade de saúde, dentro do projeto de assistência ao recém-nascido de baixo peso e prematuro, do Ministério da Saúde (MS).

A cerimônia contará com a presença do diretor do HAM, Antônio Trindade, da conselheira do Programa Nacional do Método Canguru, Geisy Lima, da madrinha do Hospital, Sandra Figueiredo, e do coordenador Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Paulo Vicente Bonilha.

A estratégia do MS propõe o cuidado da criança logo após o nascimento até sua estabilização e acompanhamento para alta hospitalar segura. Essa ação favore o aleitamento materno exclusivo e as melhores condições de cuidados por parte da mãe e familiares.

"A expansão e o fortalecimento do Método Canguru no Brasil vêm sendo incorporados no planejamento de várias estratégias que visam à redução da mortalidade infantil, como o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste-Amazônia Legal e, recentemente, a Rede Cegonha", explica a coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Alessandra Fam.

Conheça as vantagens do método:

– Aumenta o vínculo mãe-filho

– Reduz o tempo de separação mãe-filho

– Melhora a qualidade do desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do recém-nascido

– Estimula o aleitamento materno, permitindo maior frequência e duração

– Permite um controle térmico corporal adequado

– Contribui para a redução do risco de infecção hospitalar

– Reduz o estresse e a dor dos bebês com baixo peso

– Propicia um melhor relacionamento da família com a equipe de saúde

– Possibilita maior competência e confiança dos pais no manuseio do seu filho de baixo peso, inclusive após a alta hospitalar

– Estabiliza o batimento cardíaco do recém-nascido