Santa Casa de Misericórdia do Recife realiza mutirão de mamografias

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/10/2014 às 19:45

No clima do Outubro Rosa, movimento mundial que ganhou força por alertar a população para a realidade atual do câncer de mama, a Santa Casa de Misericórdia do Recife promove amanhã, no estacionamento do Shopping RioMar, no Recife, marcações de mamografias que serão realizadas nos dias 29, 30 e 31 deste mês.

Entre 9h e 17h, os agendamentos começam a ser feitos. A expectativa é atender até 50 mulheres entre 35 a 69 anos gratuitamente. Os exames serão realizados no Hospital Santo Amaro, que fica na área central da cidade.

A ação, fruto de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Recife, tem como objetivo conscientizar o público feminino sobre a realização da mamografia, considerada um procedimento essencial para a investigação do câncer de mama, assim como o exame clínico das mamas.

As campanhas têm reforçado o valor do rastreamento mamográfico porque ele é capaz de reduzir a mortalidade por esse tipo de tumor em até 25%.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a mamografia para as brasileiras em todas as faixas etárias, mas a faixa entre os 50 e 69 anos é definida como prioritária para a realização do exame a cada dois anos. Mulheres com risco elevado para câncer de mama, como aquelas com parente de primeiro grau que tiveram a doença antes dos 50 anos, devem conversar com o médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada.

Através da ação da Santa Casa de Misericórdia do Recife, quem for diagnosticada com câncer de mama será encaminhada para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Além de contar com o agendamento do exame, o público do RioMar receberá orientações e folhetos explicativos sobre a doença, que deve acometer aproximadamente 57 mil brasileiras só neste ano.