Dermatologistas fazem ação educativa sobre psoríase no Parque da Jaqueira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/10/2014 às 18:48

Nesta terça-feira (28), um dia antes do Dia Mundial da Psoríase, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) inicia ações de conscientização sobre a doença no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife, das 8h às 10h. Na ocasião, a população poderá tirar dúvidas sobre a psoríase, que tem como sintomas placas avermelhadas na pele que ressecam, escamam e, às vezes, até sangram.

O dermatologista Emerson Andrade Lima ressalta que a doença não é contagiosa e pode ter como gatilho alguma desordem emocional. “O objetivo da ação é levar à população mais informações para combater o preconceito que ainda existe em torno da psoríase, que tem tratamento”, explica o especialista.

Com o mote Psoríase: fere mais que a pele. Com tratamento é possível ter qualidade de vida, a campanha deste ano tem como novidade o lançamento do primeiro web app de psoríase do Brasil. Trata-se de uma ferramenta que esta disponível no site da campanha (www.psoriasetemtratamento.com.br) e mostra como entender melhor a doença.

Diferentemente do que muitos pensam, a psoríase tem tratamento e controle. Mulheres e homens são acometidos. Acredita-se que a hereditariedade pode exercer algum papel para o surgimento da doença.  Cerca de 125 milhões de pessoas em todo o mundo têm psoríase, cuja causa ainda não é totalmente conhecida. É possível desenvolver em pessoas de todas as idades, mas é mais comum aparecer entre os 15 e 30 anos.

Confira vídeo publicado no JC Online sobre a ação de 2013: