Dia Mundial de Lavar as Mãos: gesto simples pode evitar doenças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/10/2014 às 0:15

Há seis anos, uma iniciativa público-privada criou o Dia Mundial de Lavar as Mãos (Global Hand Washing Day) e deu início a uma campanha educativa pela lavagem das mãos de forma correta, com água e sabão, com o objetivo de engajar a população a adotar esse hábito e, dessa maneira, erradicar doenças causadas pela falta de higiene.

A data é celebrada no Brasil desde 2010 e contribuiu mundialmente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que visam reduzir o índice de morte entre crianças menores de 5 anos em dois terços até 2015.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 5 mil crianças morrem de doenças diarreicas (desidratação), e a metade dessas mortes poderia ser evitada se os pequenos desenvolvessem o costume de se lavar as mãos com sabão, antes do almoço e depois de ir ao banheiro. Esse hábito, por sinal, pode reduzir em 50% a incidência das taxas de diarreia entre crianças menores de 5 anos.

A conscientização tem ainda um papel importante para ajudar na diminuição de episódios de doenças e nos prejuízos que geram, como mostra a pesquisa O custo das doenças do dia a dia, realizada recentemente por Lifebuoy, em parceria com a Escola de Higiene Tropical de Londres, centro líder mundial de pesquisa em saúde pública global.

Segundo o estudo, uma família brasileira gasta cerca de R$ 1.150 por ano com episódios de doença causadas por germes e bactérias. Foi constatado que as famílias entrevistadas experimentaram, pelo menos, um surto de infecção, totalizando uma prevalência de 52,5%. Esse percentual sobe para 74,2% entre crianças de 5 e 15 anos de idade. A pesquisa mostra que apenas 4,37% das mães entrevistadas reconheceram o sabonete entre os meios de prevenção de doenças causadas por germes e bactérias.

É importante que a lavagem das mãos com água e sabonete seja feita, no mínimo, em cinco momentos do dia em que ficamos mais expostos à transmissão: antes do café da manhã, do almoço e do jantar, como também logo após usar o banheiro e ao chegar em casa. Além disso, esse hábito é uma das principais recomendações feitas atualmente para impedir a propagação do vírus da gripe H1N1.