Quebra-cabeças estimula a garotada a se alimentar de forma saudável

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/10/2014 às 19:17

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) se inspiraram na premissa de que as crianças precisam, desde cedo, aprender a comer corretamente e criaram um quebra-cabeças que estimula a adoção de hábitos alimentares saudáveis. O jogo ajuda o público infantil a fazer uso, por exemplo, de porções e produtos que turbinam a saúde. A ferramenta é fruto do projeto Meu Dia Alimentar, que orienta sobre recomendações nutricionais de forma clara para as crianças.

O quebra-cabeças, idealizado pelos estudantes Gabriela Bizari, de nutrição, e Adriano Furtado, de design, ensina corretamente as porções e os alimentos ideais para uma alimentação balanceada. Isso permite que cada criança faça suas escolhas saudáveis com os alimentos que fazem parte da rotina delas.

O jogo é montado a partir de uma base guiada por cores e formas. Nela, cada peça representa um alimento, e cada grupo alimentar refere-se a uma cor. As peças contêm nome, ilustração do alimento e quantidade por porção. Através dos espaços coloridos do tabuleiro, é indicado o número de porções de cada alimento a ser consumido diariamente. Para uma alimentação balanceada, é preciso preencher todos os espaços da base com seus respectivos grupos/cores e porções.

Para testar o projeto, Gabriela visitou uma escola infantil em São Paulo e aplicou o jogo com 40 crianças, entre 7 a 10 anos, e os resultados foram muito positivos. “Cada aluno montou seu próprio quebra-cabeças e encaixou as peças com base em seus hábitos alimentares e no que acreditava ser bom para saúde. Depois, com a ajuda das professoras, os estudantes aprenderam informações básicas para uma alimentação saudável”, explica a jovem.

Durante a atividade, por exemplo, ela percebeu que os alunos trocaram a manteiga pelo requeijão no café da manhã. “Afinal, como o requeijão é do grupo dos lácteos, eles poderiam utilizar a manteiga, que é do grupo dos óleos, em outras refeições. Assim, seria possível deixar a porção de óleo para temperar a salada com azeite no almoço”, completa.

Outro destaque que chamou a atenção da criançada foi a peça que representa a água. Além de estar centralizada no tabuleiro e ser o único alimento com sua porção referenciada (2 litros por dia), foi considerada a peça-chave, já que é a única que não possui substituição no jogo. Os alunos entenderam como é importante beber água para se manter hidratado e prevenir várias doenças. Através do jogo, eles também perceberam a importância de comer frutas e legumes durante o dia, além de compreenderem que cada grupo alimentar precisa de apenas três porções por dia.

O jogo, fabricado em parceria com a Toyster Brinquedos, é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). Custa R$ 39 e pode ser adquirido através do site: www.meudiaalimentar.com. Ainda em fase de adaptações, Gabriela e Adriano estão desenvolvendo a versão digital do Meu Dia Alimentar, em parceria com a empresa State of Mind Apps. O aplicativo será gratuito para smartphones. A previsão de lançamento é para o segundo semestre do ano.