Alzheimer: encontro para cuidadores e familiares esclarece dúvidas sobre a doença

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/09/2014 às 0:22

A Associação Brasileira de Alzheimer/Regional Pernambuco (ABRAz/PE) promove, no dia 3 de outubro, o 4º Encontro de Cuidadores e Familiares da Pessoa com Doença de Alzheimer, das 8h às 13h, no Salão de Convenções do Real Hospital Português, no bairro de Paissandu, área central do Recife.

Entre os temas que serão abordados, estão aspectos gerais da doença, segurança da pessoa com Alzheimer, alimentação, saúde bucal, deveres e direitos dos cuidadores.

O evento também apresentará uma série de casos clínicos. ?Será um momento de discussão com a participação profissionais de todas especialidades que cuidam de idosos. O encontro destina-se a familiares, cuidadores e demais pessoas interessadas.

A doença de Alzheimer constitui atualmente uma das maiores ameaças ao crescente fenômeno do envelhecimento populacional, pois atinge 25 milhões de pessoas no mundo, movimentando recursos em torno de US$ 100 bilhões ao ano, relacionados especialmente a pesquisas na área. É considerada a mais comum e prevalente entre os 140 tipos de demência e acomete cerca de 1,2 milhão de brasileiros. A partir dos 65 anos, de 10% a 15% desenvolverão a patologia. Depois dos 85 anos, essa porcentagem atinge praticamente metade dos indivíduos dessa faixa etária.

O maior entrave é que muitas pessoas, inclusive profissionais de saúde, acreditam que a doença é caracterizada só por comprometimento da memória. Mas não é só isso, pois se trata de uma doença complexa e multifacetada. A demência, vale frisar, deve apresentar o desenvolvimento de outra perturbação cognitiva, como afasia (comprometimento das funções de linguagem), apraxia (prejuízo na capacidade de executar atividades motoras), agnosia (dificuldade para reconhecer ou identificar objetos) ou perturbação do funcionamento executivo (capacidade de pensar de forma abstrata e planejar, iniciar, sequenciar, monitorar e cessar um comportamento complexo).

Essa carência de esclarecimentos norteadores atinge profissionais da área da saúde e cuidadores, que enfrentam a dúvida do que fazer ao longo da evolução da doença. Em se tratando de doença neurológica crônico-degenerativa, traz consigo dúvidas em relação ao manejo do doente, afetando aspectos de ordem pessoal, emocional, financeiro e social do paciente e seus familiares.

Assim, a ABRAz/PE entende que a orientação e a informação de profissionais habilitados e especializados no tratamento e acompanhamento dos pacientes podem ajudar a entender melhor a doença e a aprender a cuidar e a viver com a pessoa que tem esse tipo de demência. As inscrições para o evento podem ser efetuas através do site: www.icones.com.br/abrazpe/encontro.

Serviço:

4º Encontro de Cuidadores e Familiares da Pessoa com Doença de Alzheimer

Dia: 3/10

Horário: 8h às 13h

Local: Salão de Convenções do Real Hospital Português - Av. Agamenon Magalhães, 4760 - Paissandu - Recife/PE

Informações: 81 8808-0263 e [email protected]