Cirurgia de catarata a laser finalmente se torna uma realidade

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/09/2013 às 2:09

O Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope) e o Memorial Oftalmo – Recife Eye Center, no Hospital Memorial São José, ingressam numa nova era da cirurgia de catarata, com a aquisição do primeiro laser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o procedimento.

Trata-se do LenSx Laser System, que permite ao médico automatizar etapas do procedimento cirúrgico, que até então era realizado manualmente. E mais: o laser possibilita o posicionamento preciso da lente intraocular implantada. A consequência disso é a redução de erros refracionais (como miopia, astigmatismo e presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada) e também a melhora a acuidade visual do paciente.

“O LenSx, que pode ser considerado um dos grandes passos já dados quando falamos em cirurgia da catarata, está instalado em 58 países e já foi utilizado em mais de 80 mil procedimentos”, disse o oftalmologista Ronald Cavalcanti, do Hope. Ele apresentou ontem (9/9), ao lado do também oftalmologista Marcelo Ventura, o novo centro cirúrgico de catarata a laser.

Diretores do Hope, eles asseguram que essa tecnologia possibilita um alto grau de precisão do procedimento e uma maior personalização para atender às necessidades de cada paciente. Vale ainda frisar que o laser revoluciona o tratamento da catarata por dar espaço a uma nova modalidade cirúrgica, que mescla as técnicas da cirurgia de catarata tradicional às modernas técnicas refrativas. Ou seja, quem se submete ao procedimento reduz a dependência de óculos corretivos.

A Alcon, líder mundial em cuidados com os olhos e que trouxe ao Brasil o LenSx, garante que o equipamento também já está disponível em clínicas especializadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Salvador. Até o fim de 2013, a empresa pretende instalá-lo em outras capitais do Brasil.

As primeiras quatro cirurgias de catarata com a utilização de laser no Brasil foram feitas em maio deste ano pelo cirurgião Walton Nosé, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

SAIBA MAIS

Infelizmente, a catarata ainda é a principal causa de cegueira no mundo (responsável por 51% dos casos) e acomete 45 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Só no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, existem cerca de 600 mil cegos por causa da catarata, com uma incidência de 120 mil novos casos por ano.