Hospital Português promove ação educativa no Dia Nacional de Controle do Colesterol

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/08/2013 às 0:15

Colesterol é uma substância importante que auxilia na formação de parte das células do corpo e também de alguns hormônios. Ele é produzido em nosso organismo, mas também o adquirimos pela alimentação, especialmente pela ingestão de alimentos gordurosos. Em excesso no sangue, o colesterol forma placas de gordura que podem danificar os vasos, o que dificulta a passagem do sangue. Esse processo é chamado de aterosclerose e pode causar vários problemas cardiovasculares.

Para alertar em relação a esse problema, o Brasil promove várias ações amanhã (8/8), no Dia Nacional de Controle do Colesterol. Entre as atividades, está a palestra Dislipidemia e Alimentação Saudável, que será promovida pelo Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda do Real Hospital Português (RHP), no Recife, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia/Seccional Pernambuco (SBC/PE).

O objetivo da ação, que começa às 8h, no Real Hospital Português, é mostrar a importância do controle dos níveis de colesterol na população adulta e infantojuvenil. “As crianças receberão um enfoque especial porque a incidência de problemas cardíacos tem crescido bastante nessa faixa etária”, diz a cardiologista Fátima Buarque, que coordena o evento no RHP.

(Clique aqui e baixe a cartilha da SBC, que orienta sobre o cuidado e a atenção com o colesterol, na infância)

Na ocasião, serão distribuídas cartilhas educativas que mostram a importância de se prevenir a taxa irregular de colesterol para afastar os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no País anualmente. Isso significa que mais de 300 mil pessoas faleceram, principalmente decorrente do infarto e do acidente vascular cerebral (AVC). Ou seja, são 820 mortes por dia, 30 mortes por hora ou uma morte a cada 2 minutos

O evento no RHP contará também com a presença da preparadora física do Real Corpore, Suzana Feitosa Rocha, e da nutricionista Elizabete Rivera. Mais informações: 81 3416-1370.

* Leia também no Casa Saudável: Cerca de 20% das crianças e dos adolescentes têm níveis elevados de colesterol