Cais do Parto promove curso de formação de doulas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/07/2013 às 23:24

Criada há 23 anos pela parteira tradicional Suely Carvalho, a organização não governamental Cais do Parto promove desta sexta-feira ao domingo (2 a 4 de agosto) o curso Doulas na Tradição.

Doulas, vale frisar, são acompanhantes de parto que prestam apoio físico, emocional e afetivo para antes, durante e após mulheres darem à luz uma criança, seja no ambiente hospitalar ou domiciliar. A palavra duola é utilizada hoje para se referir àquelas que não possuem experiência técnica na área da saúde, mas que assistem a parturiente e orientam em relação aos cuidados com o bebê.

Voltado para homens e mulheres em geral, o curso da Cais do Parto tem como objetivo formar doulas com base na ancestralidade, oralidade e espiritualidade que é transmitida pela experiência na tradição. É importante salientar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) reconhecem a profissão de doula.

E mais: pesquisas demonstraram que, sob a supervisão de uma doula, o parto evolui com maior tranquilidade e rapidez, com menos dor e complicações para a mãe e o bebê.

Durante os três dias de curso, comandados pelas doulas Marcely Carvalho (também parteira tradicional) e Marla Carvalho, os alunos terão aulas sobre conceitos do parto natural, sinais e sintomas do trabalho de parto, obstetrícia no Brasil, partos no hospital e acompanhamento da doula e cuidados com o bebê, entre outros assuntos.

Serviço:

O curso Doulas na Tradição acontecerá de 2 a 4 de agosto, das 9h às 18h, na sede da Cais do Parto

Endereço: Rua 13 de maio, Carmo, Olinda/PE

Inscrições: R$ 600

Informações: 81 8642-6353 e 81 9980-5329.