Pesquisa: avós são pessoas importantes na vida dos netos, mesmo já crescidos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/07/2013 às 0:46

E hoje (26/7) se comemora o Dia dos Avós. Nesta data, escolhida em homenagem à comemoração do Dia de Santa Ana e São Joaquim (pais de Maria e avós de Jesus Cristo), optei por apresentar aqui no blog uma pesquisa que mostra a percepção dos jovens adultos sobre seus avós, considerados pessoas importantes na vida dos netos, mesmo os já crescidos, segundo a investigação.

Intitulado Os avós na perspectiva de jovens universitários, o estudo (publicado no periódico Psicologia em Estudo) foi feito conduzido pela psicóloga Cristina Maria Brito Dias, professora doutora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e investigou as seguintes variáveis: o significado dos avós, a influência deles na vida dos netos, a mediação dos pais, as atividades realizadas entre as gerações, a avaliação do relacionamento estabelecido com os avós, a contribuição que os avós dão à família e as diferenças percebidas entre os avós e os pais, além das características dos avós ideais.

Participaram da investigação 100 universitários (50 de cada sexo) da Unicap e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com média de idade de 21,63 anos. Para eles, os avós estão diretamente relacionados a palavras como respeito, sabedoria e experiência de vida. As avós maternas foram as preferidas pelos entrevistados por causa da maior convivência maior com elas.

Quanto à contribuição dada pelos avós à família, os jovens destacaram a educação dada aos pais e a ajuda na criação dos netos. Sobre a diferença entre os pais e os avós, na opinião dos estudantes, mencionou-se a diferença de cultura e valores. Em relação às características de um avô e uma avó ideais, verificou-se que, para os universitários, eles devem passar amor e carinho, além de estarem abertos a diálogos.

E mais: os participantes da pesquisa disseram sofrer influência emocional por parte dos avós, sendo que isso ocorreu para 54% do sexo feminino e 56% do masculino. Além disso, 30% das moças e 18% dos rapazes disseram que possuem características dos seus avós. Também 30% delas e 36% deles responderam que os avós influenciaram na formação de caráter dos netos.

Além disso, 26% das universitárias e 20% dos universitários disseram que os avós ajudaram em momentos difíceis. Empatados, com 14%, entrevistados de ambos os sexos responderam que os avós os ajudam financeiramente.

Confira outros dados da pesquisa, que estabelece uma comparação entre os sexos dos entrevistados:

- 68% das jovens mulheres e 56% dos homens dizem que os avós significam pessoas a quem se deve respeito

- 64% das moças responderam que os avós significam doação de afeto/carinho. O percentual entre os universitários do sexo masculino correspondeu a 44%

- 72% dos homens universitários alegam que o significado de avós é de sabedoria e experiência de vida. O percentual entre elas é de 62%

- 74% das universitárias e 58% dos universitários disseram que conversam com seus avós

- 70% do sexo feminino e 60% do masculino disseram que ouvem as histórias e experiências dos avós

- 66% das universitárias e 64% dos universitários os visitam

- 60% dos entrevistados de ambos os sexos responderam que almoçam com os avós

- 40% das respondentes e 34% dos respondentes disseram que telefonam para os avós

- 34% das moças e 26% dos rapazes dão presentes a eles