Esclerose múltipla: concurso levará autores de histórias inspiradoras para congresso europeu

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/07/2013 às 19:39

Com o objetivo de reunir e incentivar o compartilhamento de histórias reais e inspiradoras de pessoas que convivem com a esclerose múltipla em diferentes países, incluindo o Brasil, a Novartis acaba de lançar a campanha global MS and: Our Story (em português: Esclerose Múltipla e Nossa História). Através da plataforma online www.msandourstory.com, a empresa oferece um novo canal para o diálogo entre os pacientes com a doença, os seus familiares e a sociedade.

A iniciativa contempla ainda um concurso cultural que levará os autores das cinco melhores histórias, votadas pelos internautas, ao encontro anual do Comitê Europeu de Pesquisa e Tratamento da Esclerose Múltipla (ECTRIMS), que será realizado de 2 a 5 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca.

"É fundamental a troca de experiências dos pacientes entre si e também junto à comunidade envolvida com a esclerose múltipla. Por isso, essa iniciativa torna-se tão relevante. Em contato, eles se apoiam, aprendem e celebram suas conquistas", explica o presidente da Federação Brasileira de Associações Civis de Portadores de Esclerose Múltipla (Febrapem), Wilson Gomiero.

"Cada vez mais, vemos que é possível as pessoas com a doença terem uma vida ativa. Para isso, contudo, é fundamental que mais pacientes se apresentem, mostrem que a felicidade e a alegria em viver são maiores do que a doença”, complementa.

Além das histórias reais coletadas na web, a campanha contará com uma série de quatro animações sobre o dia a dia da personagem Holly (uma jovem estudante e guitarrista com esclerose múltipla), seu namorado, amigos e familiares. O primeiro vídeo da série já está disponível no site www.msandourstory.com, com legenda em português.

Até o fim de agosto, pacientes, familiares e outros envolvidos poderão compartilhar suas histórias pessoais relacionadas à esclorese múltipla no site da campanha. Além de ir ao ECTRIMS, o autor do vídeo mais votado será transformado num personagem que participará com a Holly do último vídeo da campanha.

"Iniciativas como essa reafirmam o compromisso da Novartis em apoiar a comunidade mundial de esclerose múltipla. Além de desenvolvermos novas terapias para as necessidades não atendidas de médicos e pacientes, investimos também em proporcionar qualidade de vida em todos os estágios da doença”, diz o presidente do Grupo Novartis no Brasil, Adib Jacob.

As informações em português sobre como participar do concurso estão disponíveis no site www.emacao.novartis.com.br.