Publicação traz dicas de especialistas para convivência saudável entre crianças e pets

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/07/2013 às 13:45

A Bayer HealthCare acaba de lançar o guia Crianças + Pets: como aproveitar o melhor dessa relação.

É um material que pretende conscientizar donos de animais de estimação sobre as doenças transmissíveis aos humanos, além de ressaltar os benefícios que os pets trazem para o convívio familiar.

Dúvidas sobre a escolha dos bichinhos e como mantê-lo saudável até ficar idoso são respondidas por artigos assinados por vários especialistas das áreas de cuidado e saúde animal, psicopedagogia, ginecologia e medicina veterinária.

"A ideia de produzir um material interdisciplinar nasceu da necessidade de dar relevância ao assunto não apenas nas clínicas veterinárias e nos petshops, mas no núcleo familiar e em locais  estratégicos como escolas, consultórios médicos e eventos”, afirma a gerente de produtos da Saúde Animal da Bayer HealthCare, Ana Lúcia Rivera. O material também traz dicas para quem deseja inserir um bichinho em um lar com bebês, crianças e gestantes.

Para  que essa relação seja saudável, alguns cuidados precisam ser observados. “É importante que a família tenha muita paciência para ajudar o pet a se adaptar ao novo lar da melhor forma. Nos primeiros dias, também é necessário estabelecer limites e ser firme, pois essas atitudes refletem no comportamento do animal para o resto da vida”, afirma o especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi.

Os cuidados preventivos não se restringem apenas no contato do bichinho de estimação com as crianças. “O convívio com animais é muito benéfico em todas as fases da vida. Mesmo durante a gravidez, é possível manter uma relação segura. Basta que sejam mantidos os cuidados básicos com o pet, como vacinação, vermifugação e consultas periódicas ao veterinário", frisa o ginecologista José Bento de Souza.

Diversas ações marcarão a distribuição do guia da Bayer HealthCare para o público consumidor. Entre elas, a entrega do livreto em congressos médicos e veterinários, como também nas instituições de ensino de São Paulo .  O material ainda será disponibilizado em consultórios, em clínicas veterinárias do Brasil e em petshops.

O guia em formato digital pode ser solicitado gratuitamente pelo e-mail [email protected].