Parque Dona Lindu recebe festa do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/11/2012 às 0:37

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) promove neste sábado (24/11), das 9h às 12h, festa com música e brincadeiras no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, no Recife, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (23/11). O evento, de caráter lúdico, abraça uma causa muito séria: alertar a família sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

O Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca) chama atenção para o fato de que 70% das crianças acometidas por câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. Para orientar sobre essa possibilidade, no sábado, médicos do Hospital Oswaldo Cruz (Huoc), onde o GAC-PE atua, estarão no Parque Dona Lindu para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas da população.

A instituição elaborou diversos kits, chamados de Fique Atento, que contém informações sobre a doença e mostra como o GAC-PE pode ajudar as famílias durante o tratamento. Brinquedos e barraquinhas de cachorro-quente e algodão doce serão instalados no parque. Garantem a animação a banda Patusco, além dos voluntários das organizações não governamentais (ONGs) Anjos da Enfermagem e S.O.S Amizade.

São sinais de alerta para a presença dos tumores nessa faixa etária: aumento dos gânglios (localizados no pescoço, axilas, peito, abdômen e virilha), sangramentos em diferentes locais do corpo (pele, gengivas, narinas, ao redor dos olhos ou na urina), dor de cabeça matinal acompanhada de vômitos, manchas brancas nos olhos, sinais azulados na pele, dor óssea que não é aliviada com analgésicos comuns, palidez acentuada, aumento do tamanho do abdômen, febre de origem indeterminada e perda significativa de peso em um curto período de tempo.