Cerca de 40 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de arritmia cardíaca

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/11/2012 às 0:17

Arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam irregularidade no ritmo das batidas do coração. Trata-se de uma doença que chega a acometer mais de 20% da população brasileira. Ou seja: quase 40 milhões de pessoas, o equivalente a toda a população do Estado de São Paulo, convivem com algum tipo de arritmia cardíaca.

Levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) estima que mais de 300 mil mortes por ano são decorrentes das arritmias cardíacas, que são um terreno fértil para a morte súbita. Para alertar em relação a esse cenário, a Sobrac se empenha na promoção de várias ações que marcam o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, lembrado hoje em todo o Brasil.

Com o nome Coração na batida certa e o slogan Não deixe seu coração sair do ritmo, a campanha abraçada pela Sobrac chega à sexta edição, com o objetivo de mobilizar a população em geral e os profissionais da saúde, através de atividades educativas, palestras e treinamentos em locais públicos e nos serviços de saúde.

Para o presidente da Sobrac, Adalberto Lorga Filho, mais do que difundir a doença e as suas consequências, a campanha amplia sua frente de comunicação para a promoção das boas práticas de saúde, como a atividade física regular e a consulta periódica a um profissional especializado.

A iniciativa também serve para divulgar a importância do desfibrilador externo automático (DEA) em locais públicos de grande concentração, já que ele é o aparelho indispensável no socorro de uma vítima de parada cardiorrespiratória.

Assista ao filme da campanha com Juca de Oliveira.

Confira também a entrevista com o presidente da Sobrac, Adalberto Lorga Filho.

E mais: a campanha Coração na batida certa conta com um hotsite, que tem várias informações educativas, áudios e vídeos sobre arritmias cardíacas. Saiba mais: www.arritmiasemortesubita.org.br.