Psoríase não é contagiosa, mas carinho é. Ação toma conta do Parque da Jaqueira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/10/2012 às 17:54

Psoríase não é só uma doença de pele. Trata-se de uma inflamação crônica sistêmica que atinge vários órgãos e, consequentemente, o organismo como um todo. Em miúdos, significa dizer que os pacientes com psoríase ficam mais sujeitos ao aparecimento de outras enfermidades, como obesidade, diabete, depressão e doenças cardiovasculares.

Há ainda quem apresente taxas irregulares de colesterol por causa da doença, que não é contagiosa e, por isso, não há necessidade de os pacientes evitarem o contato físico com outras pessoas - e vice-versa.

Para falar sobre tudo isso e levar esclarecimento para a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Pernambuco (SBD/PE) realiza, nesta segunda-feira (29/10), no Dia Mundial da Psoríase, ação para promover a campanha Viva sem barreiras: curta, abrace e compartilhe. As atividades, coordenadas pelo dermatologista Emerson de Andrade Lima, acontecerão num posto de atendimento montado no Parque da Jaqueira, a partir das 6h30. Na ocasião, uma equipe de médicos dermatologistas voluntários atenderá as pessoas que circulam pelo local gratuitamente. Serão distribuídos panfletos educativos sobre a doença.

(Clique aqui e acesse o site oficial da campanha)

A ação tem como objetivo minimizar o impacto social sofrido pelos pacientes e contribuir para a redução do preconceito, aumentar a autoestima e consequentemente reduzir o agravamento da enfermidade, que atinge 4 milhões de brasileiros e que pode ser controlada com tratamento.

"É importante conscientizar a população sobre a necessidade de se procurar um médico especialista para que seja seguida uma terapêutica adequada", diz o presidente da SBD/PE, Sérgio Palma.

É importante informar que a psoríase atinge igualmente homens e mulheres, principalmente entre 20 e 40 anos. Mas pode surgir em qualquer fase da vida. A causa da doença é desconhecida, mas se sabe que fenômenos emocionais podem estar relacionados com o surgimento da enfermidade ou piora do quadro.

Os transtornos afetivos também podem atuar como fatores desencadeantes da psoríase em que tem uma predisposição genética para a doença. Além disso, cerca de 30% das pessoas que têm a enfermidade apresentam história de parentes que também convivem com a psoríase.

(O Casa Saudável já publicou vários posts sobre psoríase. Relembre um deles clicando aqui)

FIQUE POR DENTRO

- A psoríase geralmente se manifesta por lesões eritematosas (róseas ou avermelhadas) recobertas por escamas esbranquiçadas. Em alguns casos, as lesões podem estar localizadas apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Já em outros, se espalham por toda a pele. Frequentemente, há acometimento das unhas.

- Infelizmente, a psoríase carrega um grande estigma. É importante desmistificar e conscientizar os portadores a procurar um especialista, pois tratamentos para controlar a doença existe.

- A psoríase atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida. A doença tem causa desconhecida, mas se sabe que fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o surgimento ou piora da patologia.

- Cerca de 30% das pessoas que têm psoríase apresentam história de parentes também acometidos pela enfermidade.

- A doença não é contagiosa e, por isso, não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.

- Hoje, os médicos investem em um tratamento mais sistemático, com o uso de imunomoduladores tópicos (cremes) – que, em alguns casos substituem o corticoide, derivados da vitamina D e medicamentos biológicos com uma ação anti-inflamatórias. Ou seja, a psoríase é uma doença complexa, mas que pode ser controlada com tratamento.

* Se você procura um dermatologista para tratar a psoríase, não deixe de acessar o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia: www.sbd.org.br.