Pacientes com asma contam agora com tratamento gratuito para a doença

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/09/2012 às 23:00

Falta de ar, chiado, tosse e aperto no peito são sintomas da asma, doença que acomete 20 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Felizmente, esse quadro incômodo da enfermidade pode ser controlado através de terapêutica adequada.

Conforta ainda mais saber que, desde junho deste ano, as pessoas que convivem com asma passaram a ter acesso gratuitamente a novos tratamentos, disponíveis gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa oferta do Governo Federal ajuda a aumentar a adesão do paciente ao tratamento da crise asmática, com segurança e eficácia.

Vale frisar que nenhuma medicação deve ser tomada por conta própria. O médico é o profissional adequado para orientar sobre os fármacos fornecidos nas Farmácias Populares e na rede Aqui tem Farmácia Popular. É preciso apresentar a receita e a identidade. Qualquer paciente pode se beneficiar, sem restrição de idade ou classe social.

FIQUE POR DENTRO

A asma é uma doença inflamatória crônica, que atinge as vias aéreas e está relacionada a fatores ambientais e genéticos.

É uma enfermidade que pode surgir em qualquer idade, mas normalmente na infância começam os sintomas, que vêm como consequência de inflamação nos brônquios (tubos que levam ar aos pulmões) em pessoas com predisposição. A asma pode ser leve, moderada ou grave.

O Ministério da Saúde informa que, de março de 2011 a março de 2012, a asma foi responsável pela hospitalização de aproximadamente 179 mil pacientes – destes, 61% estão na faixa de 0 a 19 anos. No mesmo período, a doença causou 779 mortes.

A situação se agrava no inverno, devido às baixas temperaturas, clima seco e ar poluído. O caráter incapacitante da doença também interfere na vida social, pessoal, escolar e profissional, já que a asma faz com que crianças faltem aulas e que adultos percam dias de trabalho.

Diante desse cenário, as diretrizes para a asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, publicadas em maio deste ano, reforçam a importância da adesão ao tratamento, uma dificuldade recorrente encontrada pelos pacientes. Mas, como bem frisamos, esse cenário pode mudar graças ao acesso a novas opções de medicamentos pelo SUS.

* Quer saber mais? Acesse o Blog Chega de Asma.