Amigos da Vida lança personagens soropositivos na Turma da Mônica

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/09/2012 às 0:28

A organização não governamental (ONG) Amigos da Vida lançou ontem (17/9) o projeto Amiguinhos da Vida com a Turma da Mônica, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em Brasília.

A revistinha em quadrinhos ganhou dois personagens especiais, Igor e Vitória. Ambos são crianças que levam uma vida normal e são portadoras do vírus HIV/aids. A publicação aborda eixos temáticos importantes, como formas de infecção da aids, o que é o vírus, como conviver com crianças soropositivas e - o mais importante - o impacto social causado pela patologia.

Para o cartunista Mauricio de Sousa, o preconceito ainda existe e é necessário focar na disseminação da informação o mais cedo possível. “Uma criança portadora do vírus HIV/AIDS, por exemplo, não tem culpa de ter contraído o vírus e é vista com receio pelos próprios coleguinhas e seus pais. Por essa razão, precisamos já promover a inclusão”, afirma.

“A ideia do projeto é estimular a leitura e o diálogo entre pais e filhos, combatendo a desinformação e o preconceito que ainda permeiam a discriminação no convívio social e escolar de crianças afetadas pela aids”, conta o presidente da ONG, Christiano Ramos.

A distribuição será feita nas brinquedotecas do Distrito Federal, nas pediatrias dos hospitais da Rede Amil, nos postos de gasolina da Rede Petrobras e em hospitais públicos da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal (GDF).

Para o próximo ano, a ONG tem como objetivo lançar os personagens com uma nova tiragem por cidades, em mais seis capitais do Brasil. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Recife. No Distrito Federal, a tiragem inicial será de 30 mil cópias.

“A revista não será vendida; é um produto gratuito. Nosso objetivo é levar a informação para as crianças e conscientizá-las da maneira que elas mais gostam: lendo com a Turma da Mônica”, explica Ramos.