Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria lançam campanha de amamentação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/08/2012 às 15:43

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Eduardo Vaz, acabam de lançar, no Rio de Janeiro, a Campanha Nacional de Amamentação 2012.

O evento integra a 21º Semana Mundial de Amamentação, que vai até a próxima terça-feira (7/8), com comemorações em todo o País.

Para a ação, Padilha anunciou R$ 45 milhões para investir na qualificação do pré-natal em 2.120 municípios. As ações fazem parte da estratégia Rede Cegonha, lançada em 2011, para ampliar e qualificar a assistência prestada às gestantes e aos bebês no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o lançamento da campanha que, neste ano, tem como tema Amamentar hoje é pensar no futuro, o ministro fez referência às mães que enfrentaram dificuldades de amamentar no passado. “Elas foram fundamentais para reforçar a importância de conscientizar as mulheres sobre os benefícios do aleitamento hoje.”

A madrinha deste ano é a cantora Wanessa, mãe de José Marcus, nascido em janeiro. Além disso, a campanha produzida pelo Ministério da Saúde e pela SBP tem como objetivo incentivar as mães brasileiras a amamentar até os dois anos ou mais. De forma exclusiva, até os sexto mês de vida do bebê.

“Foi a maior descoberta da minha vida este dom que é amamentar. Se a mulher pode e tem saúde para isso não há motivo para não fazê-lo”, destacou Wanessa.

O leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa em 47%, graças a um conjunto de políticas públicas voltada para a família, a gestante e a criança.

Nessa campanha, serão distribuídos cartazes e folhetos aos municípios de todo o País, com a imagem da madrinha Wanessa amamentando o seu primeiro filho e com orientações para as mulheres sobre como amamentar e quais os benefícios dessa prática. Também foram produzidas peças para a internet, televisão e rádio.

A Semana Mundial de Amamentação é uma estratégia idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês) e ocorre em cerca de 150 países.

Neste ano, o tema escolhido são os 10 anos da Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância (OMS e Unicef), com objetivo de aprimorar as práticas alimentares, a fim de melhorar o impacto na sobrevivência, no crescimento e no desenvolvimento dos bebês.