Hospital Memorial Guararapes faz campanha para arrecadar leite materno de doadoras

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/07/2012 às 0:21

O Hospital Memorial Guararapes (HMG), em Jaboatão dos Guararapes (PE), começa a promover atividades em prol da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que começa nesta quarta-feira (1º/8) e vai até o dia 7 deste mês. Com a temática Amamentar hoje é pensar no futuro, a unidade faz parte do universo de várias instituições, em mais de 120 países, que abraçam ações voltadas à data.

As mulheres que produzem leite materno em excesso podem participar da campanha, através da arrecadação do líquido, que será destinado ao abastecimento do estoque do Posto de Coleta de Leite Humano do HMG.

Para a coordenadora da unidade de terapia intensiva (UTI) Neo, Lindacir Sampaio, esse tipo de leite é o mais completo alimento capaz de oferecer todos os nutrientes, na quantidade exata de que o bebê necessita.

"Nosso principal objetivo é conscientizar as mães e a população sobre a importância da amamentação, além de despertar o espírito solidário das mulheres que produzem o precioso líquido em excesso para oferecê-lo também às crianças recém-nascidas", explica Lindacir.

Aquelas que desejarem fazer a doação devem se dirigir até o HMG com documento de identidade e cartão pré-natal. Após cadastro e avaliação, seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, ela será encaminhada à sala de coleta para o procedimento que dura aproximadamente 30 minutos.

"O procedimento é indolor. Vale a pena lembrar que não são apenas as produtoras de leite humano que podem colaborar com nosso banco de leite”, reforça Lindacir. Quem tem interesse em ajudar também pode doar para o setor potes de vidro (de café ou maionese), vazios e limpos, com tampa de plástico, que serão utilizados para pasteurização do alimento.

Todo o material arrecadado será destinado às crianças que ficam no berçário ou na UTI Neo da unidade. Ainda fazem parte da programação da Semana Mundial da Amamentação do HMG ações de incentivo ao aleitamento, palestras e estandes informativos em shopping, entre outras atividades.

É importante lembrar o quanto o leite materno é importante para a saúde das crianças. É um alimento que atende a todas as necessidades nutricionais do lactente, que precisa amamentar para continuar a sua etapa de crescimento e desenvolvimento fora do útero materno.

É por isso que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que, dos zero aos 6 meses de idade, todas as crianças se alimentem exclusivamente através do leite materno.

Serviço:

Hospital Memorial Guararapes

Endereço: Avenida Doutor Júlio Maranhão, 911 - Jaboatão dos Guararapes/PE

Mais informações: 81 3461-5300