Consumo de quatro xícaras de café por dia diminui risco de insuficiência cardíaca

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/07/2012 às 17:05

Consumido moderadamente, o café pode oferecer diversos benefícios à saúde, em especial para o coração. É o que confirma o estudo Consumo habitual de café e risco de insuficiência cardíaca, realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O trabalho, publicado no periódico Circulation: Heart Failure, demonstrou que o consumo de quatro xícaras de café por dia diminui em até 11% as chances de uma pessoa desenvolver insuficiência cardíaca.

Para chegar ao resultado, a pesquisa norte-americana analisou estudos anteriores sobre o consumo do café. Foram 140.220 participantes avaliados, sendo que 6.522 apresentaram insuficiência cardíaca. Os pesquisadores consideraram dados levantados entre janeiro de 1996 e dezembro de 2011.

"Durante anos, o café foi alvo de críticas e acusações de que agredia o estômago e causava dependência por causa da cafeína. Nos últimos anos, contudo, estudos têm revelado que a bebida auxilia na manutenção da boa saúde e ajuda a prevenir algumas doenças", explica nutricionista Rosana Perim, gerente de nutrição do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo.

Outros estudos que avaliaram as propriedades do café e a sua ação no organismo humano, descobriram que, além da cafeína, outras substâncias presentes na bebida, como os ácidos clorogênicos, reduzem a incidência de diabetes, fator de risco importante para o desenvolvimento da doença coronariana.

Além disso, o café pode ter efeito benéfico para manter sob controle os níveis de colesterol no sangue, dependendo do modo de preparo.

Importante frisar que a nutricionista Rosana Perim já estudou as diferentes formas de preparo do café e concluiu que o café filtrado ou coado não altera os níveis de colesterol no sangue.

Em processos de preparo sem a filtragem, no entano, há um discreto aumento. De acordo com ela, o consumo moderado da bebida diminui a oxidação do colesterol ruim, o LDL, que é capaz de causar inflamação nas artérias.