Campanha realiza testes gratuitos para detecção da hepatite C

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/07/2012 às 12:44

Em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28/7), a Estação Recife do Metrô é sede das atividades da campanha Hepatite C. Quebre o silêncio, que tem como objetivo rastrear a infecção pelo vírus da doença, através de testes rápidos.

A ação, que acontece simultaneamente também nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, foi criada pela Roche e vai até a próxima sexta-feira (27/7), das 9h às 17h. O foco é promover o diagnóstico precoce, fator crucial para o sucesso da terapia, já que o vírus pode permanecer por mais de 20 anos no organismo sem se manifestar.

Serão oferecidos testes para pessoas de 30 a 59 anos e que apresentem fatores de risco para a doença: aqueles que se submeteram a cirurgias de grande porte e à transfusão de sangue antes de 1992, como também profissionais de saúde e usuários de drogas.

Todas as pessoas com teste positivo receberão orientações e serão encaminhados para acompanhamento com médicos especialistas. A campanha está ligada ao programa Procura-C, iniciativa da Roche voltada à detecção do vírus da hepatite C.

As atividades também integram o projeto Caravana da Hepatite C, que realiza continuamente diversas campanhas pelo Brasil incentivando o diagnóstico precoce da doença.

Números alarmantes demonstram o cenário de infecção pelo vírus da hepatite C no mundo: cerca de 90% dos infectados só descobrem a condição em estágio muito avançado da doença. No Brasil, a situação não é diferente, pois estimativas mostram que há aproximadamente três milhões de pessoas infectadas.

Além disso, a doença representa a principal causa de transplantes de fígado no País. Mundialmente, mais de 500 milhões de pessoas estão infectadas com os vírus das hepatites B ou C – um índice 10 vezes maior do que o número de portadores do HIV/aids.

Serviço:

Campanha Hepatite C. Quebre o Silêncio

Local: Estação Recife do Metrô

Data: Até 27 de julho

Horário: 9h às 17h

Saiba mais: www.quebreosilencio.com.br