Encontro no Oswaldo Cruz estimula autoestima de mulheres com câncer de mama

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/07/2012 às 0:06

Pacientes com câncer de mama se reúnem nesta sexta-feira (27), no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife, para falar de suas experiências diante do processo de enfrentamento da doença.

Além de uma palestra com uma ex-paciente, que abordará desde o diagnóstico até a convivência e a superação da doença, a ação conta com atividades vivenciais como maquiagem orientada e um desfile.

A atividade, chamada de Encontro com a Autoestima, é uma iniciativa que existe desde 2009 e que já reuniu cerca de 1.940 pacientes em 56 clínicas e hospitais oncológicos de todo o País.

O objetivo do evento é resgatar a autoestima de quem convive com o câncer de mama, uma doença que costuma abalar profundamente as mulheres, sobretudo pelos efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.

Muitas dessas pacientes são submetidas à mastectomia radical, uma cirurgia que retira uma ou as duas mamas, símbolos da feminilidade. A quimioterapia, que também é frequentemente utilizada no tratamento, causa a perda do cabelo. E como se não bastasse, muitos maridos abandonam suas esposas durante a doença.

Dessa maneira, a mensagem e os assuntos abordados nesses encontros proporcionam uma grande troca de experiências e momentos de interação, além de trazer às pacientes motivação e autoconfiança – ferramentas importantes para enfrentar o tratamento de forma mais positiva.

Desenvolvido pela RV Mais, com o patrocínio do laboratório farmacêutico AstraZeneca e o apoio do Instituto Lado a Lado pela Vida, o Encontro com a Autoestima tem mudado a vida de muitas pacientes.

“A atenção e a preocupação de levar autoestima para as pacientes são perfeitas. Eu consegui extravasar de dentro para fora, levantar o meu astral, ficar radiante e maravilhada”, diz uma participante do Recife.

Serviço:

Encontro com a Autoestima

Data: 27/7/12 (sexta-feira)

Horário: 9h às 12h

Local: Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) - Rua Arnóbio Marques, 310 – Centro de Oncologia (Ceon), Santo Amaro - Recife/PE