CFM e Romário firmam parceria em prol das pessoas com deficiência

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/07/2012 às 12:45

O Conselho Federal de Medicina (CFM), em conjunto com a Federação Brasileira dos Hospitais, planeja campanha que visa garantir vagas para treinamento e qualificação de pessoas com necessidades especiais em estabelecimentos de saúde.

As entidades firmaram parceria nesta semana, em reunião com Romário, o deputado federal e ex-jogador de futebol, que tem dedicado seu mandato pela luta à inclusão de minorias.

Uma cartilha está sendo desenvolvida para a campanha e retrata, em históriaem quadrinhos, Romário (como jogador) explicando a importância de se enfrentar o preconceito.

"É mais do que ganhar Copas; é ganhar o respeito pelas diferenças”, retrata a cartilha. A previsão é que a publicação seja lançada no próximo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro.

O deputado Romário se demonstrou entusiasmado com o trabalho de inclusão do CFM. “Apesar do preconceito que ainda existe por parte de algumas pessoas, nós estamos conseguindo mudar a mentalidade desse universo e reverter esse quadro a favor das pessoas com deficiência”, disse.

Segundo o coordenador da Comissão de Ações Sociais do CFM, Henrique Batista e Silva, a parceria com Romário se justifica pelo trabalho do parlamentar na luta pela desigualdade e contra as diferenças.

O membro da Comissão, Ricardo Paiva, afirmou que uma forma de se quebrar o preconceito “é trazer a sociedade para o convívio com pessoas especiais”. Já o 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital Corrêa Lima, conclui: "É um despertar da sociedade de maneira intensa".