Mais de 40% dos brasileiros lavam as mãos mais de seis vezes por dia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/07/2012 às 19:37

Pessoas que lavam as mãos com maior frequência relatam menos casos de doenças infecciosas. É o que mostra o International Dettol HABIT Study (Hygiene: Attitudes, Behaviour, Insight and Traits), pesquisa sobre higiene global cujo resultado revelou que até 80% das pessoas que lavam suas mãos com sabão mais de seis vezes ao dia disseram raramente ter diarreia e resfriados, comparados com 60% daqueles que lavam suas mãos com menos frequência.

O estudo indicou que apenas 28% do total das pessoas pesquisadas lavam suas mãos com sabão mais de seis vezes ao dia e que estilos de vida corridos parecem ser um fator que contribuem para essa porcentagem ser tão baixa.

Entre os países pesquisados, o Brasil foi apontado como o que lava as mãos com maior frequência (mais de seis vezes ao dia), com 43%. Uma em cinco (18%) disse que leva muito tempo para lavar as mãos antes de preparar a comida e um quarto (24%) admitiu que, se estivesse com fome, não lavaria suas mãos antes de comer.

Os brasileiros também se destacaram no índice de preocupação com a boa higiene das mãos contra infecções, principalmente ao utilizarem o banheiro. A pesquisa apontou que 91% sabem da importância de se lavar as mãos com sabonetes, porém apenas 66% efetivamente o fazem.