Campanha do CFM pede soluções para crise na saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/07/2012 às 0:52

Diante da ausência de políticas públicas que valorizem o setor da saúde e de falta de recursos para garantir o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em plenitude, os médicos cobram melhorias nas redes de assistência e em condições de trabalho.

Esses são os focos da campanha lançada recentemente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

“A saúde está longe de receber a atenção que merece por parte dos gestores públicos. Queremos chamar atenção para os problemas que afetam a assistência e estimular a união de forças dos vários segmentos, a fim de solucionar o quadro de caos”, diz o 1º secretário do CFM, Desiré Carlos Callegari, diretor de comunicação da entidade.

O apelo à sociedade aparece em várias peças, como cartazes, banners de internet, spot de rádio e filme para televisão. No vídeo, pacientes e médicos mostram estar do mesmo lado na batalha diária por um atendimento de qualidade.

Na primeira parte, atores reproduzem depoimentos colhidos de usuários reais do SUS; na conclusão, uma atriz (representando a classe médica) afirma que a categoria também não está satisfeita com a situação e espera por mudanças.

Na avaliação do presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, essa campanha sintetiza o compromisso do médico com a qualificação da assistência. “Somos testemunhas cotidianas das dificuldades enfrentadas por pacientes. Diante desse quadro de desigualdade, os médicos não podem ficar em silêncio. O cidadão precisa receber o que tem por direito: acesso à assistência com qualidade, integral e justa.”

A campanha é a primeira ação do novo planejamento em comunicação desenvolvido pela entidade, que pretende estreitar sua interface com a sociedade e com os médicos através de peças publicitárias. “Como temos feito com a ajuda a imprensa, vamos mostrar o comprometimento dos conselhos com o País e com a defesa de uma sociedade mais ética e justa”, ressalta d’Avila.