Campanha nacional alerta sobre infarto

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/06/2012 às 1:44

Mais de 80 mil pessoas morrem anualmente no Brasil em decorrência de um infarto agudo do miocárdio. É uma alarmante média de uma morte a cada cinco minutos.

E o pior: 66% dos brasileiros dizem se preocupar com a saúde (segundo pesquisa Target Index Group), mas a maioria não faz um acompanhamento médico adequado, apesar de conhecer os riscos e as formas de prevenção do infarto.

Para conscientizar a população de que o problema pode atingir qualquer pessoa e em qualquer idade, e que todos devem consultar um cardiologista, será lançada a campanha Coração Alerta.

Realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista (SBHCI) e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a campanha dá início nesta quinta-feira (21/6), com um show do cantor e compositor baiano Carlinhos Brown, no Bahia Café Hall, em Salvador.

A apresentação será para um público de médicos e enfermeiros da área de cardiologia que participam do 34° Congresso da SBHCI, na capital baiana.

Os especialistas alegam que 30% dos ataques de coração têm as mulheres como vítimas e matam cerca de 200 delas todos os dias. Esse número já é sete vezes maior do que as mortes em decorrência do câncer de mama, contra o qual as mulheres se previnem com maior eficácia.

Segundo o médico cardiologista Helio Castello, 40% das brasileiras apresentam aumento da cintura abdominal, mais de 20% fumam, 18% são ex-fumantes, 23% têm seus níveis de pressão arterial acima do normal e 21% possuem alteração dos níveis de colesterol. Esses fatores têm aumentado o risco de infarto em mulheres.

Mas o principal risco é a desinformação. “Muitas vezes, as manifestações clínicas da doença confundem os pacientes, fazendo com que busquem outros especialistas. A campanha Coração Alerta orienta a população sobre os sintomas da doença e deixa claro que o infarto pode acontecer mesmo em subgrupos de pacientes fora das faixas de risco”, diz o presidente da SBHCI, Marcelo Queiroga.