Mulheres corredoras têm mais chances de ter dores nas costas do que homens

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/06/2012 às 0:06

Estudo realizado com corredores de rua, pelo Spine Center, centro de excelência em diagnóstico e tratamentos das doenças da coluna do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, revelou que as mulheres são as que mais sofrem com as dores nas costas.

Realizada com 240 participantes de corridas de rua, sendo 123 mulheres e 117 homens, a pesquisa revelou que as dores nas costas afetam 49,5% das mulheres contra 39,3% dos homens.

"A corrida é um esporte de impacto e, se não praticado adequadamente, pode agravar os problemas na coluna", diz o fisiatra intervencionista Dr. João Amadera. "Entre os participantes do estudo, as dores lombares estão presentes em mais de 70% dos casos, seguidas das dores cervicais, que atingem 30% dos corredores, independentemente do sexo."

A idade também influi na dor entre os atletas. Corredores com idade acima de 30 anos e corredoras com mais de 40 anos têm o risco aumentado em quase duas vezes de sofrer dores crônicas na coluna.

O sobrepeso, situação que já atinge quase 50% da população brasileira, mostrou ser um importante fator de risco para as mulheres desenvolverem dores crônicas na coluna. "Entre as mulheres que estão acima do peso, há um risco 50% maior de desenvolvimento do problema, enquanto os homens nessa mesma situação não são tão afetados", diz Dr. João.

De acordo com o estudo, o risco de desenvolver dores na coluna dobra em ambos os sexos após o primeiro ano de treinos regulares. Trata-se de um indício de que o tempo de prática da modalidade pode ser um fator de risco para a dor na coluna. "E isso ocorre por fatores como despreparo físico, má postura, falta dos fundamentos adequados ao correr e pelo fato de os corredores não darem tempo suficiente de descanso para a regeneração de microlesões causadas nos treinos", destaca o fisiatra Daniel Pimentel.

Homens que correm mais de 20 km por semana apresentaram menor risco de ter dor nas costas do que os que treinam abaixo dessa quilometragem. "Acima dos 20km por semana, o físico precisa de maior preparo, sendo um fator de proteção para problemas na coluna", completa Daniel.

Entre as mulheres, as que praticavam corrida mais de três vezes na semana tinham maior risco de apresentar dores na coluna. A média da intensidade da dor, numa escala de 0 a 10, foi de 3,2 em homens e 4,2 em mulheres, sendo considerada de moderada intensidade. Isso demonstra que, mesmo sentindo dores (alguns até com dores severas de 9,8 na escala), muitos atletas permanecem forçando suas colunas, o que pode agravar as lesões.