Livro infantil da Paulus aborda a importância da educação alimentar na vida das crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/05/2012 às 0:02

Uma em cada três crianças está com o peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao pensar nas dificuldades que os pequenos enfrentam, o escritor J. S. Jackson lança a nova obra da coleção Terapia Infantil da Editora Paulus. Trata-se do livro Entrar em forma pode ser divertido! – Um guia para escolhas saudáveis (32 páginas, R$ 18), que tem como objetivo auxiliar as crianças a tornar a vida saudável e, ao mesmo tempo, divertida.

O livro destaca a importância do auxílio dos pais e da família, que, de alguma forma, refletem no cotidiano dos mais novos. “As ações dos pais são o espelho para os filhos. O melhor a fazer é dar a eles um bom exemplo de vida saudável: boa alimentação e prática de exercícios regulares. Quanto mais partilharmos essas coisas juntos, melhor seremos”, comenta o autor.

Com linguagem leve, a obra traz uma série de exemplos e situações vivenciadas pelas crianças no dia a dia que esclarecem diversos aspectos relacionados à alimentação, como o as razões para estar em forma, os alimentos preciosos para o corpo, a comida fora e dentro de casa, os lanches apropriados após a escola, as ideias de brincadeiras para a criançada e a importância de se praticar exercícios.

Com lindas ilustrações do também escritor R. W. Alley, o livro traz a postura de um autor que estabelece um diálogo amigável, ao mostrar que as pessoas têm formas e tamanhos variados, pois seria muito sem graça se todas tivessem a mesma aparência. Dessa forma, a publicação propõe reflexões que orientam crianças, pais, educadores e interessados no assunto.