Pernambuco sedia o 1º Encontro Nacional de Discussão da Espondilite Anquilosante

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/04/2012 às 0:10

O grupo de portadores de espondilite de Pernambuco promove, nesta sexta-feira (4/5), a partir das 14h, no Centro Médico Ermírio de Moraes, no bairro de Casa Forte, o 1º Encontro Nacional de Discussão da Espondilite Anquilosante (EA). Trata-se de uma doença reumática inflamatória crônica que afeta diretamente as articulações e não tem cura.

O objetivo do evento é discutir e divulgar os principais sintomas da EA, que tem como característica principal a fusão óssea da coluna vertebral, que leva à perda permanente da flexibilidade do dorso e do pescoço.

Dessa maneira, o sintoma inicial da EA é dor lombar que persiste por mais de três meses, melhora com o movimento e piora com o repouso. Geralmente, o paciente apresenta rigidez matinal prolongada.

Por ser desconhecida da maioria da população e, em alguns casos, pelos próprios médicos, a enfermidade costuma ser de diagnóstico tardio. Com isso, há um atraso no tratamento, capaz de proporcionar melhor qualidade de vida aos portadores.

Levantamento do Grupo de Portadores de EA de Pernambuco revela que o Estado tem mais de 500 portadores enfermidade. No entanto, imagina-se que esse número seja bem maior. Um dos propósitos do grupo é buscar subsídios para construção de um centro de reabilitação para portadores de EA e pacientes reumáticos.

Serviço:

1º Encontro Nacional de Discussão da Espondilite Anquilosante

Local: Centro Médico Ermírio de Moraes - Av. 17 de Agosto, 2388 - Casa Forte - Recife/PE

Data: 4 de maio

Horário: 14h

Entrada gratuita

Mais informações: 81 9884-2571 e no site gpeape.blogspot.com.br