Campanha estimula hábitos saudáveis na família e faz alerta em relação à hipertensão

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/04/2012 às 0:10

Neste Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/4), compartilho com vocês a campanha Família Menos Pressão, idealizada pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), além de ser apoiada pelo Ministério da Saúde, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

O objetivo da ação é incentivar hábitos saudáveis através do convívio familiar. Afinal, rotinas adotadas por todos que moram numa mesma casa têm grande influência no estilo de vida. "Família feliz leva uma vida com momentos de descontração e alegria, realiza atividades em conjunto e faz refeições saudáveis", acredita a presidente da SBH, Maria Cláudia Irigoyen.

Ela informa que estudos atuais mostram como o comportamento familiar saudável pode trazer vários benefícios. "Além de manter a saúde do corpo e da mente em dia, a prática de atividades físicas com a família ajuda a cultivar o bom relacionamento dentro de casa e a fortalecer as relações", diz a médica.

Dessa maneira, a iniciativa tem como intenção alertar a população sobre os riscos da pressão arterial alta e a importância de se prevenir a doença desde cedo, dentro de casa. "Queremos que a população tome consciência de que a hipertensão é uma doença silenciosa, que atinge cerca de 30% dos brasileiros em idade adulta", ressalta a diretora de comunicação da SBH, Frida Plavnik.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura do Recife, Governo do Estado e SBC/PE se unem contra a hipertensão arterial

ATIVIDADES - Hoje e amanhã (dias 26 e 27 de abril), a Campanha Menos Pressão promove ação educativa no Conjunto Nacional, na capita paulista.

No local, médicos incentivarão a população a trocar o fast-food pela alimentação saudável, distribuindo salada de frutas, gelatina e minisanduíches. Além disso, será aferida a pressão arterial das pessoas e fornecido material de prevenção a doença.

Nos demais Estados do País, as Ligas da SBH farão ações como medição de pressão arterial, caminhadas e palestras. No Recife, faz parte das Ligas da SBH o Programa de Hipertensão do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE), criado em 1991 para prestar assistência interdisciplinar ao usuário.

A Clínica de Hipertensão Arterial, como é conhecida, é pioneira no Norte/Nordeste e possui mais de 8 mil pacientes cadastrados. Semanalmente, cerca de 40 pacientes do Recife e do interior de Pernambuco têm consultas clínicas e são submetidos a exames orientados por uma equipe formada por médico, nutricionista, assistente social e psicólogo.

Para o melhor acompanhamento desses pacientes, a Clínica de Hipertensão criou o Cartão do Hipertenso. O documento, que deve estar sempre com o paciente, contém informações pessoais e clínicas que poderão ajudá-lo em caso de emergência. A unidade funciona no Ambulatório de Cardiologia do HC/UFPE. Mais informações: 81 2126-3714 / 81 2126-3724.