Dia Mundial da Meningite (24/4): evento toma conta do Cristo Redentor

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/04/2012 às 11:04

Para marcar o Dia Mundial da Meningite (24/4) deste ano, será realizado o evento De mãos dadas contra a meningite, a partir das 10h30, no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

A ação é apoiada pelo Instituto Pedro Arthur, que é o primeiro e único centro que trabalha com o combate à meningite no Brasil.

Além disso, a Confederação das Organizações de Meningite (CoMO) promoverá uma ação digital, chamada Join hands against meningitis in our virtual community, que tem como objetivo unir internautas de todos os países para reforçar a causa através do site www.comoonline.org.

Amanhã, a CoMO pretende unir mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo – aproximadamente o número estimado de pessoas que terão meningite neste ano. A intenção do evento é conscientizar a sociedade sobre a meningite, ao ressaltar a importância da prevenção e do conhecimento da doença.

A meningite, considerada um problema de saúde mundial que necessita urgentemente de atenção global, é caracterizada por uma inflamação na membrana que envolve o cérebro ou na medula espinhal.

A cada ano, cerca de 500 mil casos de doença meningocócica ocorrem em todo o mundo, causando aproximadamente 50 mil mortes. No Brasil, o número de casos chega a mais de 3 mil a cada ano e mais de 600 mortes, com maior incidência nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que até 10% das pessoas que contraem a doença meningocócica morrem, mesmo se receberem tratamento antibiótico adequado.

Sem tratamento, a taxa de mortalidade em decorrência da doença meningocócica varia entre 70% e 90%. No entanto, ainda há a necessidade de iniciativas mais efetivas em relação à prevenção da doença através da vacinação.

A iniciativa será uma das várias ações que ocorrerão em todo o mundo para marcar a data com o objetivo reunir as pessoas para dar as mãos na luta contra a meningite.

* Mais informações podem ser encontradas no site www.institutopedroarthur.org.br. O evento alusivo à data é organizado pela Confederation of Meningitis Organisations (CoMO), além de ser patrocinado pela Novartis e pela Pfizer.

Serviço:

De Mãos dadas contra a meningite

Data: 24/4

Horário: a partir das 10h30

Local: Cristo Redentor – Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho – Rio de Janeiro/RJ