Páscoa rima com chocolate

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/04/2012 às 0:53

Especialmente na Páscoa, o chocolate vira estrela. No ano de 2011, o Brasil vendeu 18 toneladas da guloseima na temporada da Semana Santa. Para este ano, a previsão é que a comercialização de ovos de chocolate aumente em 10%.

Além dos tradicionais ao leite e branco, há opções trufadas, com maior concentração de cacau, sem lactose, com baixas calorias, diet e várias outras.

Bom saber que, caso seja escolhido e consumido corretamente, o chocolate pode ser um aliado para a manutenção da saúde. É um produto que deve ser consumido de forma controlada para se ter benefícios. É importante observar o rotulo nutricional.

"Devemos optar por aquele que, em uma porção de 25 gramas, forneça cerca de 120 calorias e seja ausente em gordura trans", ressalta a nutricionista Camila Torreglosa, do Hospital do Coração, de São Paulo.

Ela frisa que, para se escolher um bom chocolate, deve-se recorrer àqueles com menores quantidades de açúcar: geralmente os meio-amargos e amargos. Neles, estão os antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres, o que oferece um efeito cardioprotetor.

"O chocolate com concentração de 70% a 80% de cacau possui menos açúcar e mais antioxidantes na composição", diz Camila.