publicidade
30/mar

Cuidados paliativos: livro resgata história de pacientes em estado terminal

30 / mar
Publicado por Cinthya Leite em Blog - 30/03/2012 às 0:30

Livro mostra a importância dos cuidados paliativos

Publicado pela Difusão Editora, em coedição com a Editora Senac Rio, o livro Bilhete de plataforma: vivências em cuidados paliativos (2ª edição, 176 páginas, R$ 39,90) traz histórias reais, emocionantes e surpreendentes de profissionais que atuaram com pacientes em estado terminal.

Através da publicação, que tem 12 capítulos, o autor Derek Doyle, médico, relata de maneira pessoal as histórias de cada personagem, o amor com os pacientes portadores de doenças bastante graves e o cuidado dispensado a cada um.

O livro surgiu no momento em que Derek Doyle percebeu que os pacientes se sentiam confiantes e seguros no local do tratamento. “Em vez de acharem os lugares tristes, trágicos, depressivos, achavam seguros.” Ele ressalta que esta publicação, destinada a qualquer pessoa envolvida com cuidados paliativos, não pretende dar lições ou instruir o leitor.

“Derek Doyle compara o profissional que trabalha com cuidados paliativos ao amigo que se despede do viajante na plataforma de partida do trem. Esses profissionais acompanham os últimos dias e cuidam com amor e competência de doentes que estão morrendo, com doença avançada, ajudando-os a ter uma sobrevida digna”, diz o membro fundador da International Association for Hospice and Palliative Care (Houston/EUA), Marco Tullio de Assis Figueiredo.


FECHAR