Sesc Pernambuco promove passeio ciclístico pelas pontes do Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/03/2012 às 16:18

Com o tema Um giro pelas pontes da cidade, o Sesc Pernambuco promove o 9º Ciclo Sesc Pedalando pela Paz, que recebe a adesão do Departamento Nacional do Sesc.

O passeio ciclístico será realizado no dia 22 de abril, com ponto de partida da Praça do Campo Santo, onde haverá a concentração a partir das 8h. A largada rumo às pontes está prevista para às 9h. A expectativa é que 2 mil pessoas participem do evento.

O passeio tem um percurso aproximado de 11 km e passará pelas seguintes pontes: Ponte do Limoeiro, Ponte Buarque de Macedo, Ponte Mauricio de Nassau, Ponte 12 de Setembro (antiga Ponte Giratória), Ponte 6 de Março (antiga Ponte Velha), Ponte da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho e Ponte Princesa Isabel.

A novidade deste ano são as atrações esportivas e recreativas realizadas na concentração. Pela primeira vez, haverá esportes radicais: o Le Parkour e o Stick Line.

O Le Parkour é uma modalidade que trabalha equilíbrio, agilidade e força utilizando obstáculos de rua. Já o Stick-Line, que vem se popularizando, trabalha a força, o equilíbrio e a flexibilidade através da ação de andar sobre um elástico que se estende de um ponto a outro.

No local, também serão oferecidos alguns serviços focados em promoção da saúde: aferição de pressão arterial, teste de glicose, teste de hepatite e orientações sobre saúde bucal.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas nas unidades Sesc de Santo Amaro, de Casa Amarela, de Piedade e de Santa Rita. Para participar, o ciclista só precisa levar 1 kg de alimento até uma dessas unidades. As primeiras 2 mil inscrições receberão um comprovante que garantirá a retirada do kit com camisa e boné entregues na concentração do passeio.

Os alimentos arrecadados serão revertidos para doações através do Banco de Alimentos. O público de todas as idades está convidado a participar. Quem ainda não completou 18 anos deve ir acompanhado pelos pais ou responsáveis.

O balizamento do percurso será feito pelo grupo Ciclo Adventure. No encerramento do passeio, que será na Praça do Campo Santo, haverá sorteios de bicicletas e premiação para a bicicleta mais criativa.

O projeto Ciclo Sesc Pedalando pela Paz é uma ação solidária, sem fins lucrativos, que tem como intenção promover a paz no trânsito e a qualidade da vida. Com caráter recreativo e esportivo, o projeto resgata a história das pontes do Recife.

“Elas são o símbolo da cidade, o que foi comprovado por pesquisa feita com os recifenses”, explica a coordenadora do projeto, Thereza Roberta Andrade. Ao longo do percurso, a história das pontes queestão do roteiro será contada aos ciclistas.

Serviço:

9º Ciclo Sesc Pedalando pela Paz

Inscrições feitas com a doação de 1 kg de alimento não perecível, nas unidades do Sesc de Santo Amaro, de Piedade, de Santa Rita e de Casa Amarela

Informações: 81 3216-1619