Rodas de conversa sobre autismo possibilitam troca de experiência

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/03/2012 às 10:15

O centro de formação e acompanhamento Ciclos da Vida, no Recife, que tem como objetivo auxiliar pais, famílias e profissionais a lidar com a tarefa de educar e cuidar, promove rodas de conversa sobre o transtorno do espectro autista neste primeiro semestre de 2012.

O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) que acomete 0,5% da população em geral.

Se considerarmos todo o espectro autista, que inclui vários outros distúrbios da família do autismo em graus variados, esse percentual chega a 1%. É muito importante a gente propagar que autismo nada tem a ver com psicose. O transtorno propriamente dito atinge o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo da criança.

Através de suporte familiar, psicopedagógico, terapêutico e medicamentoso, a criança e o adulto com autismo podem ganhar bem mais qualidade de vida.

É justamente esse o mote dos encontros do Ciclos da Vida. Em cada conversa, é ofericido à família um momento de troca de experiências e sentimentos. A ocasião também é uma ponte que leva ao conhecimento, à reflexão e à discussão sobre as diferentes abordagens de tratamento para crianças que convivem com autismo ou apresentam traços do espectro autista.

As discussões também servem para promover a formação de uma rede de apoio e de convivência entre pais e famílias.

A cada encontro, um profissional é convidado para discutir sobre pontos sobre o transtorno do espectro autista que ainda se encontram obscuros para os pais e familiares.

No dia 13 de abril, a roda de conversa será coordenada pela neurologista do desenvolvimento Sophie Eickmann. Já em 11 de maio, a fonoaudióloga Adriana Guerra de Castro e a terapeuta ocupacional Ana Cláudia Lima ficarão à frente do debate. E no dia 8 de junho, a pediatra Haiana Charifker organizará as trocas de ideias sobre o tema.

Serviço:

Rodas de conversa sobre transtorno do espectro autista

Local: Ciclos da Vida - Rua das Pernambucanas, 407, sala 608 - Graças - Recife/PE

Inscrição: R$ 50 cada encontro

Informações: 81 3074-0756 / 81 9908-7282 / 81 9965-5691 / www.ciclosdavida.com