Estudo mostra alta prevalência de transtornos mentais em gestantes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/03/2012 às 0:15

Sabemos que os transtornos mentais podem aparecer em qualquer idade e em qualquer sexo, mas alguns estudos já revelam que as mulheres vivenciam mais fatores desencadeantes desses distúrbios do que os homens.

Elas passam a desenvolver mais esses problemas devido à flutuação hormonal que enfrentam em determinadas fases da vida, como a gestação.

É o que revelou a pesquisa Transtornos mentais em uma amostra de gestantes da rede de atenção básica de saúde no Sul do Brasil, realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e publicada na revista Cadernos de Saúde Pública, da Fiocruz (edição de fevereiro de 2012).

Os resultados do estudo, que analisou 712 gestantes atendidas em 18 unidades básicas de saúde de Porto Alegre e Bento Gonçalves (RS), indicaram prevalência de 41,7% de provável transtorno psiquiátrico.

O diagnóstico com índice mais elevado no grupo estudado foi o transtorno depressivo maior (21,6%), seguido pelo transtorno de ansiedade generalizada (19,8%), transtorno do pânico (9,3%), transtorno depressivo maior em remissão parcial (9%), distimia (8,4%) e bulimia nervosa (0,6%).

Das gestantes com provável distúrbio mental, 42,4% foram diagnosticadas com dois ou mais possíveis transtornos psiquiátricos. A pesquisa também revela que, entre as grávidas que não estudam ou trabalham, a possibilidade de ser diagnosticada com transtorno psiquiátrico aumenta em 25%. Ter dois ou mais filhos também mostrou associação com distúrbios mentais.

"Preocupações decorrentes das exigências sociais, emocionais e psicológicas de cuidar de um bebê e outras crianças ao mesmo tempo, com pouco suporte social no seu entorno, poderiam constituir fator de estresse importante para essas mulheres", explicam os estudiosos.

A situação conjugal da gestante, como não morar com o companheiro, foi outro fator de influência na prevalência de transtornos mentais.

Dessa maneira, os pesquisadores chamam a atenção da classe médica para a necessidade de um conhecimento mais profundo sobre a saúde mental da mulher em período de gestação. É crucial rastrear, diagnosticar e tratar os transtornos mentais durante a gravidez, para oferecer melhor qualidade de vida para as mulheres e benefícios aos filhos.