Esquizofrenia: USP integra pesquisa que avalia causas sociais e biológicas do transtorno

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/03/2012 às 22:04

Um consórcio de pesquisadores brasileiros e europeus estudará, de forma ampla e integrada, as causas sociais e biológicas da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos. No Brasil, a pesquisa será realizada em Ribeirão Preto e região.

A intenção é estimar a incidência dos distúrbios e investigar possíveis relações de fatores sociais e biológicos na ocorrência desses transtornos mentais.

Simultaneamente, o levantamento está sendo realizado no Reino Unido, na Holanda, na França, na Espanha, na Turquia, na Alemanha, na Áustria, na Bélgica, na Irlanda, na Itália, na Suíça, na China/Hong Kong e na Austrália. Todos participam através de centros integrantes do European Network of National Schizopçhrenia Networks Studiyng Gene-Environment Interactions (EU-GEI).

Serão avaliados possíveis fatores relacionados com a incidência de esquizofrenia e demais transtornos psicóticos, como questões ligadas à história de vida do indivíduo, à família e à área geográfica, assim como fatores relacionados a alterações anatômicas cerebrais, genéticas e imunológicas.

No estudo, os pacientes serão comparados com pessoas sem esquizofrenia e demais transtornos psicóticos e também com a controles saudáveis e população em risco desses distúrbios (irmãos de pacientes).

A escolha da cidade de Ribeirão Preto para participar desse consórcio se deve à possibilidade de acesso a uma rede organizada de serviços de saúde mental.

Os pesquisadores estimam uma amostra de 300 pacientes, 150 irmãos e 300 indivíduos sem trasntornos psicóticos. Os resultados podem levar ao desenvolvimento de ações e políticas de prevenção efetivas, para a melhoria da vida daqueles que estão direta ou indiretamente afetados por esses distúrbios.