Ação educativa sobre saúde cardiovascular da mulher toma conta da Avenida Beira-Rio

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/03/2012 às 1:25

Nesta quinta-feira (8/3), quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Sociedade Brasileira de Cardiologia/Regional Pernambuco (SBC/PE) promoverá ação voltada para a saúde do coração feminino.

No início da manhã, um grupo de profissionais da saúde (liderado pela médica Sílvia Martins, presidente da instituição, e por Orlando Medeiros, responsável pelo departamento de cardiologia da mulher da SBC e coordenador da política de cardiologia do Estado de Pernambuco) se reúne na Academia da Cidade da Avenida Beira-Rio, no bairro da Torre, a partir das 6h30.

O time conversará com a população que caminha no local para ressaltar a importância de as mulheres se preocuparem com a saúde do coração, a fim de acabar com a ideia de que só os homens são acometidos por problemas cardíacos.

Esta será a primeira ação, junto à comunidade, realizada pela gestão de Sílvia Martins.

A promoção da atividade se mostra necessária, já que nunca morreram tantas brasileiras por infarto como hoje. Há cinquenta anos, de cada 10 mortes por infarto, nove eram homens e uma era mulher. Atualmente, essa proporção está em seis homens e quatro mulheres.

Em 2010, 41.211 mulheres foram vítimas de infarto, enquanto os homens ainda lideram com 57.534 mortes. Para a maioria das mulheres, o problema em questão é quase assintomático. As mulheres de 45 anos correm 30% mais riscos do que os homens da mesma idade de ter um infarto, sem dor no peito. Esse índice cai para 25% na faixa entre 45 e 65 anos, segundo estudo publicado pela Associação Médica Americana.

Serviço:

Ação educativa da SBC/PE, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Local: Avenida Beira-Rio, no bairro da Torre, no Recife

Dia e horário: 8/3, a partir das 6h30